Evolução do sportswear feminino é tema de exposição em LA
Em maio, o FIDM Museum exibirá mais de 100 manequins com peças esportivas femininas do ano de 1800 até 1960
atualizado
Compartilhar notícia
Uma exposição de moda gratuita em Los Angeles promete traçar a evolução das roupas e acessórios esportivos para mulheres. Em maio, mais de 100 manequins serão expostos no FIDM Museum, com peças da moda ocidental desde o ano de 1800 até 1960. O prefácio do catálogo ilustrado da exposição, com 350 páginas, será assinado por ninguém menos que a tenista Serena Williams.
Vem comigo saber mais detalhes!
O início do século 19 é o ponto de partida da exposição Sporting Fashion: Outdoor Girls 1800 to 1960 (moda esportiva: garotas ao ar livre de 1800 a 1960). Naquele período, algumas mulheres ultrapassaram a barreira imposta das obrigações domésticas e começaram a praticar atividades em espaços abertos. Foi nessa época que as roupas esportivas femininas passaram a ganhar forma.
A mostra aborda a participação feminina nos esportes de maneira bem ampla, seja como atletas ou apenas espectadoras. Por isso, a exposição abrange “qualquer atividade que exija esforço físico”, até mesmo hábitos como passeios e viagens. Ao todo, são mais de 40 tipos de atividades outdoor, incluindo ginástica, natação e motociclismo.
A jornada de quase dois séculos traçada pela iniciativa se encerra na década de 1960, quando o sportswear básico ganhou a codificação que é conhecida atualmente. A partir disso, a exibição analisa detalhes, como a função e as propriedades de cada peça. Segundo a American Federation of Arts, esta será a primeira exposição a fazer esse recorte.
A expressão “outdoor girls” é uma referência a um lenço de lã do ano de 1946, com uma espécie de “roteiro” que mostra mulheres praticando 13 esportes. Entre eles, equitação, golfe, patinação no gelo e tênis.
Entre roupas e acessórios de etiquetas como Keds, Pendleton e Spalding, a mostra terá também criações de designers renomados do segmento de luxo, a exemplo de Gabrielle Chanel, Jean Patou e Claire McCardell. A última é considerada uma das figuras mais importantes do sportwear nos Estados Unidos no século 20.
Apesar da necessidade de atender às “novas atividades” femininas daquele período, as peças eram influenciadas por diversas questões, como a aprovação social. Proteção, exposição de pele e adaptações do vestuário esportivo masculino também são alguns fatores que a exposição propõe analisar.
“Para complementar os artefatos em exibição, filmes de época, uma linha do tempo dos principais eventos e breves biografias de importantes mulheres do esporte situarão ainda mais a moda esportiva no contexto mais amplo da história social das mulheres”, acrescenta a American Federation of Arts.
A federação levará a exposição para outras localidades depois da estreia no FIDM Museum.
Devido à pandemia do novo coronavírus, o FIDM Museum informou que fechou a exposição Art of Motion Picture Costume Design e a galeria do campus de Orange County. O espaço vai reabrir as portas em maio, com a abertura da mostra Sporting Fashion: Outdoor Girls 1800 to 1960.
Até lá, os visitantes poderão conferir coleções digitalizadas em plataformas on-line, como o blog do museu e o Google Arts & Culture. A mostra sobre o sportswear feminino ficará aberta de 16 de maio até o dia 1º de agosto.
Sobre o museu
O FIDM Museum and Library pertence ao Instituto de Moda e Design de Merchandising, fundado por Tonian Hohberg em 1969. Depois de perceber a importância de manter um referencial histórico para os alunos da instituição, nos anos 1970, o museu e biblioteca foi formalmente criado, em 1978.
As primeiras doações de obras se deram pelos próprios professores e do acervo de alta-costura da socialite Betsy Bloomingdale. Hoje, conta mais de 200 anos de história e mais de 15 mil itens.
Serviço
Exposição Sporting Fashion: Outdoor Girls 1800 to 1960
19 de maio a 1º de agosto de 2020
De terça-feira a sábado, das 10h às 17h
FIDM Museum, 919 S. Grand Avenue, Los Angeles – CA 90015
Entrada gratuita
Colaborou Hebert Madeira