metropoles.com

Evento promove slow fashion com desfiles de marcas brasilienses

O Movimento Moda Connect Brasília será lançado na próxima terça-feira, em uma noite com bate-papo e fashion shows

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Evento promove slow fashion com desfiles de marcas brasilienses
1 de 1 Evento promove slow fashion com desfiles de marcas brasilienses - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A moda brasiliense terá uma programação agitada no fim de novembro. Um dos destaques é o lançamento do Movimento Moda Connect, que tem como uma das porta-vozes a educadora Ana Beatriz Goldstein. A iniciativa promete repensar o consumo e a produção de moda, além de incentivar o slow fashion, trabalho artesanal e inclusão no mercado de Brasília. A noite de abertura, marcada para a próxima terça-feira (26/11/2019), terá desfiles, talks shows e outras atividades. O Grupo Concretamente Brasília e duas marcas de outros estados levarão suas criações à passarela, que também terá looks dos designers brasilienses  Bernardo Rostand, Flavia Laboissiere e Liselena Dalla Corte.

Vem comigo!

Com objetivo de promover o conceito “fashion for good” (moda para o bem), o movimento pretende realizar oficinas, workshops e diversas experiências ao longo de 2020.

As propostas são voltadas para empresas e consumidores, com ênfase na economia circular. Não é à toa que o evento de lançamento iniciará com um talk show sobre produção e consumo consciente. Geni Ribeiro (SP), Francisca Vieira (SP) e Paula Boldrini (PB) são as personalidades fashion convidadas para o bate-papo.

O encontro terá, ainda, uma apresentação da orquestra sopro sinfônica do Projeto Música e Cidadania, seguido pelo lançamento da marca de maquiagem orgânica e vegana de Ana Carttori. A empresária brasiliense mora em Nova York e trará a própria linha de cosméticos para o Brasil.

Haverá também uma homenagem a Malba Aguiar, Antonieta Continni e Márcia Lima. Nas palavras da porta-voz, são pessoas influentes no desenvolvimento do artesanato e do handmade na moda candanga.

“Quero que Brasília conheça o que temos de criativo e talentoso e que o Brasil e o mundo vejam o que podemos e estamos fazendo aqui”, defende. “Por que não começamos a lançar um movimento com produção e consumo consciente, pautados na economia circular? Por ser a capital do país,  a cidade pode reverberar isso.”

Photo by Brunel Johnson on Unsplash
Na próxima terça-feira (26/11/2019), o lançamento do Movimento Moda Connect Brasília será um dos highlights da programação de moda da capital

 

Photo by Artem Maltsev on Unsplash
A iniciativa promove o slow fashion e o trabalho artesanal

 

Reprodução/Instagram/@modaconnect.bsb
A professora Ana Beatriz Goldstein é uma das idealizadoras do projeto

 

Photo by Wei-Cheng Wu on Unsplash
“Quero que Brasília conheça o que temos de criativo e talentoso”, diz ela

 

Reprodução/Instagram/@ana_carttori
A programação do evento inclui o lançamento da linha de cosméticos orgânicos e veganos Ana Carttori

 

Desfiles

Com quatro partes,  o último bloco terá início com uma apresentação do grupo Concretamente Brasília, que apresentará uma coleção criada por artesãos do DF. O projeto Rompendo Barreiras usou robótica e materiais reciclados para criar os complementos e acessórios que estarão na passarela. Em seguida, a marca paraibana Natural Cotton Color exibirá a coleção de algodão apresentada recentemente no Brasil Eco Fashion Week 3ª edição.

Dando continuidade ao line-up, os estilistas brasilienses Flavia Laboissiere (Laboissiere), Bernardo Rostand (Rostand) e Liselena Dalla Corte (Ateliê Liselena) exibirão as novidades mais quentes de suas respectivas etiquetas. No caso da Laboissiere e da Rostand, serão as coleções expostas na 25ª edição do Minas Trend.

Por fim, terá o desfile da marca goiana Ciclorama, de Rossana Jardim. “Ela trabalha os monumentos de Goiânia de uma maneira conceitual. Seu ateliê produz moda de acordo com a tradição e a história da capital goiana. Como estamos trazendo a conexão com o Brasil, temos duas marcas de outros estados no Moda Connect”, explica Ana Beatriz.

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Flavia Laboissiere é uma das designers no line-up de desfiles do lançamento do Movimento Moda Connect Brasília

 

Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Referências da primeira coleção da marca, apresentada em 2018 no Brasília Trends

 

Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles
Bernardo Rostand apresentará as novidades quentes da Rostand

 

Novo Fotografia
Look da Rostand em desfile coletivo do Minas Trend 24ª edição, em abril deste ano

 

Reprodução/Estampando
A artista Liselena Dalla Corte também desfilará suas peças

 

Reprodução/Estampando
Peça desenhada por Liselena

 

Capacitação e inclusão

Ana Beatriz é professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e, atualmente, está cedida ao Senado Federal. No Moda Connect Brasília, ela reúne várias propostas de capacitação profissional, artesanato e sustentabilidade que vinha trabalhando nos últimos anos.

Uma delas é o projeto Rompendo Barreiras, que promove atividades de criação e produção para pessoas com limitações físicas, paraplégicos e tetraplégicos. O Instituto Federal de Brasília (IFB) é um dos apoiadores e oferece a estrutura física e professores do próprio quadro.

Para o show da próxima terça-feira (26/11/2019), o projeto vai colaborar com elementos produzidos com robótica e resíduos sólidos. Entre eles, lixo eletrônico, materiais plásticos e garrafas PET. Os responsáveis pela produção foram quatro alunos com paraplegia ou tetraplegia, com a colaboração de outros quatro, sem limitações físicas.

O grupo Concretamente Brasília, responsável pela confecção das peças de vestuário, começou há seis anos e inclui 300 artesãos da capital federal e do Entorno. Ana Beatriz Goldstein é uma das coordenadoras.

Divulgação/Moda Connect Brasília
O primeiro desfile, do grupo Concretamente Brasília, terá complementos e acessórios produzidos pelo projeto Rompendo Barreiras

 

Divulgação/Moda Connect Brasília
O projeto promove atividades de criação e produção com pessoas paraplégicas e tetraplégicas

 

Como participar

O evento terá como endereço o Clube Cota Mil, no Setor de Clubes Esportivos Sul. Para participar, é obrigatório comparecer com 2kg de alimento não-perecível (sal não será aceito).

Responsável pela produção dos desfiles, o jornalista e consultor de moda Fernando Lackman adianta que o Movimento planeja também um evento maior para o ano que vem, arrematando a ideia de promover a formação e o desenvolvimento no setor, com a mentalidade da moda consciente.

Confira a programação:
18h – Talk show sobre produção e consumo consciente com Geni Ribeiro (consultora da ABIPT), Francisca Vieira (CEO da Natural Cotton Color) e Paula Boldrini (diretora de criação da grife paulista Minha Maison)
19h – Apresentação do projeto Música e Cidadania: Orquestra Sopro Sinfônica
19h30 – Lançamento no Brasil da marca Ana Carttori, de maquiagem orgânica e vegana
20h – Homenagens a personalidades que influenciaram o artesanato e moda da capital federal

20h30 – Desfiles:
1. Brasília Capital da Esperança, com o grupo Concretamente Brasília e projeto Rompendo Barreiras
2. Moda Connection Brasil, com a marca paraibana Natural Cotton Color
3. Capital Monumental, com estilistas e marcas de Brasília: Ateliê Laboissiere, de Flavia Camões Laboissiere; Ateliê Rostand, de Bernardo Rostand; Ateliê Liselena, de Liselena Dalla Corte
4. Moda Connection Brasil, com a marca goiana Ciclorama, de Rossana Jardim

Serviço:
Lançamento do movimento Moda Connect Brasília
Terça-feira (26/11/2019), às 18h
Clube Cota Mil (Setor de Clubes Esportivo Sul – Trecho 2)
Entrada franca, mediante a doação de 2kg de alimento não-perecível, com vagas limitadas

Colaborou Hebert Madeira

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?