Estilo colegial aparece em alta nos desfiles da primavera de 2019
As grifes Ralph Lauren, Carolina Herrera e Tory Burch mostraram como renovar o preppy
atualizado
Compartilhar notícia
No Hemisfério Norte, onde acontecem os principais desfiles da temporada, setembro é também tempo de volta às aulas. Por isso, não foi surpresa quando nas passarelas de primavera/verão 2019 vimos ressurgir o estilo preppy, que teve início nos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1980.
A moda surgiu entre alunos de colégios e universidades privadas com aquela pegada “engomada”, típica dos internatos e faculdades Ivy League no nordeste do país. Essa subcultura tem uma forma própria de vestir, agir e falar.
Blazers compridos, suéteres, calças sociais, meias com losangos no estilo argyle – o quadriculado conhecido como príncipe de Gales – e, ainda, camisas brancas abotoadas são todas características do típico uniforme escolar considerado preppy. A influência em esportes elitistas, como tênis, rúgbi e polo, também está evidente nas saias/shorts, camisas polo, jaquetas esportivas e emblemas.
Confira as passarelas da Ralph Lauren, Carolina Herrera e Tory Burch para saber do que estou falando.
Vem comigo!
Carolina Herrera
O estilo colegial foi adaptado por Wes Gordon ao mood colorido e atemporal do DNA da Carolina Herrera. Com minissaias, blazers oversized e até fendas, a grife mostrou que o preppy pode ser reinventado sem perder a originalidade. O corte, detalhe na gola e comprimento do blazer trazem influência oriental: os uniformes escolares das coreanas e japonesas têm o caimento reto e essa vibe oversized. Adorei o contraste com a minissaia.
Ralph Lauren
A vibe de volta às aulas foi tema da passarela que comemorou 50 anos desde o lançamento da grife. Para completar os looks, gorros, cachecóis, blazers, suéteres e veludo molhado. O preppy fica evidente com camisas polo, gravatas e alfaiataria listrada. As cores neutras foram mescladas a tons fortes.
Tory Burch
Tory Burch trouxe uma pegada dos uniformes sailor e fez uma releitura do colegial tradicional de países como Japão e Coreia do Sul, onde o sistema educacional é muito rígido e as roupas expressam essa seriedade. Bolsas e tênis também reforçam o estilo volta às aulas. Como a passarela foi inspirada em viagens pelo mundo, a parte oriental não poderia ficar de fora.
Além da inspiração na volta às aulas, a moda como conhecemos tem recebido uma influência cada vez maior da cultura oriental. Afinal, a música popular da Coreia do Sul, o K-pop, faz tanto sucesso que dita a tendência ocidental. Além disso, não é nenhuma novidade o apreço das mulheres japonesas e coreanas pela produção school girl.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue