Entre na sede da Valentino em Roma por meio de projeto digital interativo
Em uma parceria com a ilustradora Joana Avillez, a marca liberou acesso virtualmente ao Palazzo Mignanelli
atualizado
Compartilhar notícia
A Valentino convida o público a se aprofundar no mundo da grife por meio de uma experiência digital e interativa. Em parceria com a ilustradora Joana Avillez, a maison retratou descontraidamente cada parte do histórico Palazzo Mignanelli, sede da marca. Repleto de detalhes históricos, o projeto está hospedado no site da label.
Vem comigo saber mais!
O Palazzo Mignanelli é um edifício renascentista que, desde 1967, é a sede em Roma da etiqueta fundada por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. A estrutura comportou várias coleções sob a direção criativa de Valentino Garavani, que ficou no cargo até 2008.
Na iniciativa Chez Maison Valentino, a fachada do prédio é o primeiro desenho que pode ser visto on-line. A partir daí, o visitante escolhe em quais portas e janelas quer entrar e explorar. As ilustrações contam a trajetória da marca e direcionam os usuários a arquivos variados de mais de 50 anos de legado.
A princípio, sete salas estão disponíveis. Com um clique, por exemplo, é possível “entrar” no estúdio de Pierpaolo Piccioli, atual diretor criativo da marca. Os conteúdos serão atualizados constantemente.
Processo criativo
Os fãs da Valentino têm a oportunidade de conferir curiosidades sobre o processo criativo de coleções de pret-à-porter e haute couture. No cômodo voltado para a alta-costura, é possível até participar de um quiz e responder perguntas sobre a produção das peças. “Quantos metros de tecido foram usados para criar este vestido?” é uma das questões apresentadas. Depois de selecionar uma resposta, o internauta é direcionado ao resultado correto.
As informações também são passadas por meio de vídeos e textos. “A Valentino Haute Couture nasce do domínio de costureiras especializadas, com diferentes competências na arte da alta-costura, que concebem criações únicas em quatro ateliês. Tradição e herança fundem-se com o contemporâneo”, destaca a label em uma das abas.
Red carpets
A relação da maison com personalidades famosas também é explorada pela ferramenta interativa. Em um das abas, batizada de Hall da Fama, há uma lista com 30 looks da Valentino usados por celebridades em tapetes vermelhos de premiações e eventos.
Com o cursor do mouse, o convidado passeia por uma linha fashion. Entre as participantes, estão Adut Akech, Lady Gaga, Naomi Campbell, Julianne Moore, Céline Dion, Luca Guadagnino, Jennifer Lopez, Billie Eilish, Lizzo e Gwyneth Paltrow.
E-commerce
A plataforma também oferece uma categoria de compras, a Chez Maison Store. Por lá, estão produtos da Valentino estampados com ilustração Joana Avillez criada para o projeto Chez Maison Valentino.
Entre os itens oferecidos na vitrine virtual, estão camiseta e moletom. O branco é o protagonista das peças casuais. A ideia é que os clientes da grife possam eternizar a visita on-line ao Palazzo Mignanelli.
Cinema
Para completar a experiência, a Valentino fez uma colaboração com o serviço de streaming Mubi. Ao clicar no tópico Cinema, o usuário tem acesso a uma seleção de filmes feita pelo estilista Pierpaolo Piccioli. Entre os títulos, estão O Piano, drama da cineasta Jane Campion; a comédia Ontem, Hoje e Amanhã, com direção de Vittorio de Sica; e o icônico Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro.
Colaborou Rebeca Ligabue