Direto do street style: veja três modelos de botas que estão em alta
Versões da Bottega Veneta e Prada apostam no solado chunky. A Chanel, por sua vez, resgata referências a Karl Lagerfeld e Coco Chanel
atualizado
Compartilhar notícia
Observar o street style é uma ótima forma de ficar de olho no que está bombando na temporada, especialmente durante as semanas de moda. Quando o assunto é calçado, as botas estiveram entre as peças favoritas nas ruas durante os desfiles de primavera/verão 2021. Apesar de combinarem muito com o frio, elas também podem migrar diretamente para o calor do Brasil com ajuda de um bom styling. Por isso, a coluna selecionou três modelos vistos com frequência nos últimos meses – em fashion weeks ou fora delas – de três grandes grifes internacionais: Bottega Veneta, Prada e Chanel.
Vem comigo conferir!
Tire Boots, da Bottega Veneta
As Tire Boots, da grife italiana Bottega Veneta, misturam o estilo Chelsea com solado tratorado. Este tipo de sola é trabalhado nos calçados da marca desde a primeira coleção do diretor criativo Daniel Lee. As botas Tire, parte do pre fall 2020, estiveram por todos os lados no street style das últimas semanas, consagrando ainda mais o estilista como um verdadeiro criador de tendências. Vale lembrar que ele já colocou no radar peças como as sandálias de bico quadrado e as bolsas The Pouch.
Consolidando os solados chunky no universo das botas, as Tire Boots têm opções curtas e médias. Hailey Bieber, em agosto, apareceu com um modelo vendido exclusivamente na varejista on-line Luisa Via Roma, em marrom com sola vermelha. A modelo combinou a peça com um blazer cinza-claro, sutiã branco, shorts jeans curto e uma bolsa vermelha; um ótimo jeito de transformar as botas em um item de verão.
Feito em couro e borracha, o modelo icônico da BV ocupou o 4º lugar do ranking realizado pela plataforma de pesquisas de moda Lyst com os produtos mais desejados do terceiro trimestre. Desde o início de setembro, com o endosso de influenciadoras digitais, as botas Bottega Veneta tiveram um aumento de 37% nas pesquisas, sem falar no fluxo de 3 mil pageviews durante a primeira quinzena de outubro.
Nas ruas da Europa, as Tire Boots foram combinadas com macacão, casacos amplos cinzentos e conjuntos de alfaiataria em cores neutras, com destaque para o branco. A versão com solado transparente, detalhes pretos e couro branco é uma das favoritas.
Monolith Boots (ou combat boots), da Prada
Estes coturnos de solado chunky da Prada são os mais “antigos” dessa lista (outono/inverno 2019), mas continuam com seu brilho no street style. Desde o segundo semestre do ano passado, elas decoram pés de fashionistas em produções que vão do contraste com vestidos ultrafemininos aos looks mais arrojados e modernos, com pegada tomboy. A propósito, esse modelo foi lançado com uma grande variedade, incluindo opções com bolsas acopladas no tornozelo e panturrilha.
Listadas como o terceiro item mais desejado do quarto trimestre de 2019, segundo a Lyst, elas voltaram ao ranking no terceiro trimestre deste ano. Desta vez, como o sétimo produto masculino mais procurado, já que são opções unissex. O levantamento apontou ainda que elas marcam um contraste com o clima “confortável e caseiro” que perdurou durante todo o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
O modelo já foi visto compondo visuais de celebridades como Bella Hadid, Chiara Ferragni e Rosalía. Em looks femininos vistos nos últimos meses, o calçado arrematou produções com bermudas de ciclista, calças retas e vestidos. Normalmente, combinados com preto, cinza, branco e tons terrosos.
Pirate Boots, da Chanel
Aqui vai uma opção mais delicada, para quem não curte o visual mais grosseiro das solas tratoradas. Um par de botas da Chanel, apelidados de Pirate Boots (ou botas de pirata, em português) está ganhando as fashionistas aos poucos, como provou o street style da Semana de Moda de Paris.
Este modelo é preto, tem comprimento até a altura da panturrilha, salto baixo (65 mm) e uma dobra super estilosa na cor marrom, que garante todo um charme ao visual. Fabricado em couro de bezerro, o calçado estreou no desfile de outono/inverno 2020 da grife francesa, quando todos os 72 looks da coleção foram complementados com ele.
Versátil, a peça foi combinada a diferentes estilos nas ruas parisienses. Um dos visuais de mais destaque, por exemplo, tinha uma meia-calça branca com logotipo da Chanel, assim como Gigi Hadid usou no desfile. Em outros, também complementou produções com cores neutras que casam perfeitamente com as próprias cores da bota.
A inspiração não poderia vir de outro lugar: uma foto do falecido diretor criativo da label, Karl Lagerfeld, usando um par de botas muito parecido. Além disso, elas trazem a pegada equestre que aparece em vários detalhes da coleção, em homenagem a Gabrielle “Coco” Chanel, fundadora da marca.
Colaborou Hebert Madeira