Dior cria primeira coleção-cápsula para celebrar o Dia dos Solteiros chinês
A marca desenvolveu um compilado com peças exclusivas para a comemoração de 11 de novembro
atualizado
Compartilhar notícia
Autocuidado e amor próprio são sentimentos que devem ser celebrados quando só a sua companhia basta. Na China, o orgulho em ser solteiro é comemorado anualmente no dia 11 de novembro, com direito a um festival on-line que agrega vários e-commerces. Visando, principalmente, atrair jovens consumidores, o evento de varejo tem conquistado números recordes a cada nova edição. De olho no sucesso nas vendas, grifes de luxo costumam apostar em produtos comemorativos e descontos. Pela primeira vez, a Dior embarca na data e lança uma coleção-cápsula exclusiva para a temática.
Vem comigo conferir as peças!
O dia é um lembrete para aproveitar com os amigos ou sozinho, celebrando a sua melhor versão. Em tempos de pandemia e respeitando as recomendações e restrições de saúde, é possível festejar em casa. Entre as opções, estão ler um bom livro, preparar uma playlist, pedir a comida preferida, assistir a um filme ou comprar aquela peça de roupa que estava na lista de desejo. O ideal é viver momentos de pura felicidade.
Neste ano, o Dia dos Solteiros terá a décima edição na China. Os dados provam que o evento movimenta mais dinheiro que a Black Friday e até datas tradicionais, como o Ano-Novo e o Dia dos Namorados. Só em 2019, o faturamento do Grupo Alibaba (espaço para vendas on-line das grandes labels durante esse período) atingiu os 257,75 bilhões de iuanes, o equivalente a cerca de R$ 215 bilhões, mostrando a força que o evento tem no país. Trata-se de um salto de 26% sobre as vendas do ano anterior.
É comum encontrar peças limitadas, desenhadas exclusivamente para a data. No ano passado, Givenchy e Burberry estiveram entre as marcas que lançaram itens de edição especial. Em 2020, a Dior aproveita o momento para disponibilizar sua primeira coleção com o tema, preparada especialmente para o festival de compras. Na estreia, a etiqueta de luxo aposta em acessórios.
Batizada de Double Eleven (Duplo Onze, em tradução livre), fazendo alusão ao “11/11”, a coleção traz joias, cintos e lenços. Para complementar, bolsas com couro de carneiro são adornadas com o icônico monograma Jacquard. As bags chegam nas cores preto ou vermelho, com metais em dourado.
Ideais para presentear ou receber no Dia dos Solteiros, as joias da collection combinam estrelas e pérolas em banho de ouro e são peças-chave para serem usadas em produções descoladas. No lançamento, a Dior recrutou um time composto por grandes talentos chineses, reforçando a aproximação da marca com as gerações mais jovens.
De acordo com dados oficiais do governo chinês, revelados na segunda-feira (26/10), a economia local teve um crescimento anual de 4,9% entre julho e setembro. A recuperação é impressionante. Afinal, no início do ano, a economia do país encolheu em até 6,8%, de acordo com o primeiro levantamento.
As vendas do evento de solteiros prometem novo recorde. De acordo com a empresa de consultoria McKinsey, a data tem potencial para conquistar números maiores, já que muitos clientes do mercado de luxo estão em casa, devido à pausa nas viagens por conta do novo coronavírus.
Segundo a empresa, os chineses impulsionarão dois terços do aumento na receita dos bens no segmento de luxo até 2025. “É uma área que tem crescido muito fortemente este ano para nós, especialmente durante a Covid-19”, disse Kevin Jiang, presidente de negócios internacionais da JD.com, ao Business of Fashion.
Até então, a Dior comercializava apenas seus perfumes e produtos de beleza no pavilhão de luxo Tmall, do Alibaba. Desde o ano passado, a plataforma permite o redirecionamento dos clientes que navegam pelo site para os e-commerces oficiais das grifes.
Como surgiu o Dia dos Solteiros
As festividades para os solteiros tiveram início na Universidade de Nanquim, na China, em 11 de novembro de 1993. A ideia era a data ser oposta ao Dia dos Namorados. Na época, apenas os homens participavam, a fim de encontrarem um par romântico ou, até mesmo, uma saída às cegas.
Algum tempo depois, o Dia dos Solteiros começou a ser praticado por outras faculdades do país, porém, só dava oportunidade aos homens.
De olho no crescimento do poder aquisitivo dos jovens, grandes varejistas chineses apostaram na celebração e abraçaram o público feminino. Foi em 2009 que o Alibaba oficializou o festejo.
O “11.11” também remete à noção de que o número 1 parece uma pessoa sozinha e a junção de outro 1 forma um par, uma vez que era este o propósito inicial da comemoração. Desde 2012, o termo Double Eleven é propagado pelo Alibaba, que se tornou o principal grupo a lucrar com o evento.
Colaborou Sabrina Pessoa