Dior, Bottega Veneta e Oscar de la Renta: saiba tudo do pre-fall 2019
As coleções mais recentes trazem tendências como tons sóbrios, alfaiataria e toques de fluidez
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, grifes como Dior e Oscar de la Renta apresentaram suas apostas para o pre-fall 2019, que antecede o outono/inverno tradicional. Entre os destaques, está a primeira coleção do estilista Daniel Lee na marca italiana Bottega Veneta – um aquecimento para sua grande estreia na Semana de Moda de Milão. Estampas, alfaiataria com caimento amplo e tons sóbrios são as tendências do pre-fall 2019.
Vem comigo conferir!
Dior
O pre-fall feminino da Dior é elegante, retrô e cheio de técnica. Maria Grazia Chiuri reafirma seu compromisso em mostrar o rigor do prêt-a-porter da grife. Em boa parte da coleção, paira um ar setentista, com direito a estampas folk e peças rendadas. Novamente, as saias em tule transparente, marca registrada da designer, surgem no trabalho.
As cores sóbrias do outono passeiam pelas variações de preto, verde militar e tons terrosos. Outro traço característico da estilista é a alfaiataria com aspecto masculino e amplo, que ganha feminilidade graças ao toque acinturado. Vestidos plissados carregam brilho, sobrepostos a bodies e minissaias. As botas são foscas e têm cano alto, enquanto os sapatos são no estilo mule.
Maria Grazia Chiuri captou também referências artísticas. Entre elas, um modelo de 1968 desenhado pela pintora Sonia Delaunay e adaptado para a grife, na época conduzida por Marc Bohan. A peça, com design geométrico, foi usada pela cantora Françoise Hardy. Além disso, uma das camisetas traz o título do livro The Subversive Stitch (O Ponto Subversivo, em tradução livre), da historiadora feminista britânica Rozsika Parker. A referência à obra é uma forma de destacar o artesanato como expressão artística das mulheres.
Bottega Veneta
Para o primeiro trabalho do designer britânico Daniel Lee na direção criativa da Bottega Veneta, ele observou o estilo da mulher italiana nas ruas de Milão. Outra fonte de inspiração foi o dress code de estrelas do cinema italiano e personalidades fashionistas, como as comunicadoras Franca e Carla Sozzani. Tudo isso foi traduzido em uma coleção com peças estruturadas, com resgate à tradição do couro, a base da label.
A propósito, esta é a primeira experiência de Lee em uma grife da Itália. Com passagens pela Maison Margiela e Balenciaga, sua atuação anterior foi na direção do design de prêt-à-porter da Celine, ainda sob o comando de Phoebe Philo. No aquecimento de sua estreia na passarela com o novo cargo, que acontecerá em fevereiro, ele aposta em um pre-fall utilitário e atual, sem perder a sofisticação.
Entre as cores, optou por tonalidades como âmbar, preto, branco e verde-musgo. As peças incluem trench coats acinturados, mix de tecidos, comprimento midi e uma releitura de itens básicos com detalhes geométricos nas barras.
Oscar de la Renta
A sobriedade fica um pouco de lado no pre-fall da Oscar de la Renta, dando lugar a uma explosão de cores vibrantes na medida certa. Nos últimos trabalhos para a grife, a dupla criativa Fernando Garcia e Laura Kim encontrou na leveza uma assinatura para chamar de sua.
A variedade de tecidos, estampas e texturas traz de volta as referências histórico-culturais que apareceram na coleção de primavera/verão 2019. Agora, com inspiração no Renascimento e na moda do Império Mogol.
Drapeados acrescentam volume às peças, que são fluidas e ousam com silhuetas tridimensionais. Festiva, superestilosa e com tecidos brilhantes, a coleção acerta no tom de extravagância. Dourado, fendas e caudas arrematam o toque final.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira