Debandada! Ralph Lauren, Vans e Timberland também deixam o Brasil
Altos tributos e crise econômica são alguns dos motivos que afastaram as labels do mercado nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Logo após a Versace deixar o Brasil sem qualquer explicação, a americana Ralph Lauren fez o mesmo, mantendo apenas sua linha mais acessível (Polo Ralph Lauren) no país. Agora, apenas um mês após o fim das atividades das grifes de luxo em solos tupiniquins, outras duas marcas anunciaram o encerramento de suas operações por aqui.
Vem comigo saber mais!
A Vans e a Timberland, ambas do VF Group, acabam de abandonar seus negócios diretos em toda a América Latina. A holding que gerencia as empresas está em busca de novos distribuidores, após avaliar que as lojas próprias não estavam gerando resultados positivos. Ao Metrópoles, o grupo disse que “está avaliando outros modelos, que vão desde o licenciamento e distribuição até alianças estratégicas com parceiros locais e regionais”.
Fundada na década de 1960, na Califórnia, a Vans se popularizou primeiramente entre os skatistas. A marca foi pioneira na criação de tênis com solado vulcanizado, próprio para prática de esportes de ação. Seu layout original e democrático faz da label uma das mais coringas do mercado. Suas colaborações, voltadas para o street style e a cultura pop, sempre viram febre entre os moderninhos e celebridades.
A Timberland, por sua vez, é uma empresa especializada em produtos voltados para atividades ao ar livre. Criada em 1952, por Nathan Swartz, em Massachusetts, a marca é muito comprometida com a responsabilidade socioambiental. Em 2007, foi considerada a 78ª melhor companhia para se trabalhar nos Estados Unidos, de acordo com a CNN Money.
As duas labels anunciaram operações próprias no Brasil em 2017. Antes, as marcas tinham acordo de licenciamento com empresas como a Alpargatas. Ao que tudo indica, as antigas parceiras devem continuar comercializando as etiquetas no país, como afirma o comunicado enviado à coluna:
“A VF Corporation anunciou o spin off da companhia em nível global, o que implica a separação de suas marcas em duas empresas independentes. A intenção é obter modelos de negócios mais eficientes em cada uma das regiões onde operam.
Dessa forma, a VF mantém o negócio de lifestyle para as marcas relacionadas a vestuário e calçados (Vans & Timberland), e cria uma nova empresa denominada Kontoor para as marcas de jeanswear (Wrangler & Lee).
No que se refere ao Brasil, a VF está avaliando outros modelos de negócio na região para suas marcas Vans e Timberland, que vão desde o licenciamento e distribuição até alianças estratégicas com parceiros locais e regionais”
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Danillo Costa