metropoles.com

Debandada! Ralph Lauren, Vans e Timberland também deixam o Brasil

Altos tributos e crise econômica são alguns dos motivos que afastaram as labels do mercado nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
vans-old-skool-sk8-hi-logo-pack-02
1 de 1 vans-old-skool-sk8-hi-logo-pack-02 - Foto: null

Logo após a Versace deixar o Brasil sem qualquer explicação, a americana Ralph Lauren fez o mesmo, mantendo apenas sua linha mais acessível (Polo Ralph Lauren) no país. Agora, apenas um mês após o fim das atividades das grifes de luxo em solos tupiniquins, outras duas marcas anunciaram o encerramento de suas operações por aqui.

Vem comigo saber mais!

A Vans e a Timberland, ambas do VF Group, acabam de abandonar seus negócios diretos em toda a América Latina. A holding que gerencia as empresas está em busca de novos distribuidores, após avaliar que as lojas próprias não estavam gerando resultados positivos. Ao Metrópoles, o grupo disse que “está avaliando outros modelos, que vão desde o licenciamento e distribuição até alianças estratégicas com parceiros locais e regionais”.

Fundada na década de 1960, na Califórnia, a Vans se popularizou primeiramente entre os skatistas. A marca foi pioneira na criação de tênis com solado vulcanizado, próprio para prática de esportes de ação. Seu layout original e democrático faz da label uma das mais coringas do mercado. Suas colaborações, voltadas para o street style e a cultura pop, sempre viram febre entre os moderninhos e celebridades.

Reprodução
Modelo clássico da Vans

 

Reprodução
Modelo xadrez fez muito sucesso

 

Reprodução
Colaboração com o desenho Snoopy

 

A Timberland, por sua vez, é uma empresa especializada em produtos voltados para atividades ao ar livre. Criada em 1952, por Nathan Swartz, em Massachusetts, a marca é muito comprometida com a responsabilidade socioambiental. Em 2007, foi considerada a 78ª melhor companhia para se trabalhar nos Estados Unidos, de acordo com a CNN Money.

Reprodução
Modelo mais tradicional da marca

 

Reprodução
Uma das fachadas da Timberland

 

Reprodução
Etiqueta trabalha com campanhas despretensiosas

 

As duas labels anunciaram operações próprias no Brasil em 2017. Antes, as marcas tinham acordo de licenciamento com empresas como a Alpargatas. Ao que tudo indica, as antigas parceiras devem continuar comercializando as etiquetas no país, como afirma o comunicado enviado à coluna:

“A VF Corporation anunciou o spin off da companhia em nível global, o que implica a separação de suas marcas em duas empresas independentes. A intenção é obter modelos de negócios mais eficientes em cada uma das regiões onde operam.

Dessa forma, a VF mantém o negócio de lifestyle para as marcas relacionadas a vestuário e calçados (Vans & Timberland), e cria uma nova empresa denominada Kontoor para as marcas de jeanswear (Wrangler & Lee).

No que se refere ao Brasil, a VF está avaliando outros modelos de negócio na região para suas marcas Vans e Timberland, que vão desde o licenciamento e distribuição até alianças estratégicas com parceiros locais e regionais”

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Danillo Costa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?