Cropped top: aprenda a usar a peça em diferentes estilos e moods
O item se tornou uma peça-chave no guarda-roupa. Combina com shorts, calças e saias de cintura alta
atualizado
Compartilhar notícia
No início dos anos 2000, usar cintura baixa e mostrar a barriga era uma tendência. Com o passar do tempo, a cintura alta ganhou mais força e dominou o gosto dos estilistas e das marcas. Prova disso é que até as calças jeans passaram a aparecer com uma pegada de alfaiataria. Nessa onda, o cropped surgiu como complemento e, atualmente, tornou-se uma peça-chave no armário.
O item pode ser usado no comprimento de um top ou como uma blusa um pouco mais curta. Apesar de também ser possível usá-lo com peças de cós baixo, o cropped aparece majoritariamente com shorts, calças e saias que cobrem o umbigo. A mistura é descolada, mas, a depender das combinações, consegue ser sofisticada e até formal.
Vem comigo!
Desfiles
As grifes internacionais mostram que os croppeds vieram para ficar. O item foi apresentado de diferentes formas: tomara que caia, com mangas compridas e bufantes, de gola alta e até com alça na diagonal.
Na passarela da Oscar de la Renta, por exemplo, a aposta foi na estética estampada e em texturas pesadas. Já a Kenzo usou a peça com mix de estampas. Outras marcas, como a Chanel, desenvolveram versões ousadas. No Cruise 2020 da marca francesa, o top veio em formato de laço, usado em visuais de alfaiataria.
A peça conquistou inclusive as passarelas de alta-costura, o setor mais luxuoso da moda. Na temporada de outono/inverno 2019/20, as grifes Schiaparelli, Chanel e Georges Hobeika investiram nessa proposta.
Celebridades
Os croppeds também conquistaram as celebridades. Adeptas da tendência, Hayley Bieber e Lucy Hale não dispensam um modelo básico para compor looks despojados. Enquanto isso, Kaia Gerber mostra que a peça também cai bem com logomania.
Em tapetes vermelhos, eles não deixam de ser uma escolha interessante. Quem demonstrou isso foi Selena Gomez durante o Festival de Cannes de 2019. A cantora apostou em visual cintilante da Louis Vuitton. Também no evento de cinema, a atriz Marion Cotillard investiu no cropped para produções em diferentes dias – com saia e short de cós baixo.
Street style
É claro que os cropped tops também estão na moda das ruas. Com modelagens mais largas, são combinados juntos a calças cargo e pantalonas. Em outros visuais, surgem mais justos e com decotes. As peças são boas opções em cores sóbrias ou vibrantes.
Colaborou Rebeca Ligabue