Covid-19: semanas de alta-costura e moda masculina são canceladas
Previstos para junho e julho, eventos franceses retornarão no próximo ano. Na Itália, projeto dedicado ao menswear foi adiado para setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Os impactos do novo coronavírus em todo o mundo são imensuráveis, inclusive na indústria fashion. Sem saber quando a propagação da doença e o distanciamento social chegarão ao fim, as instituições que organizam as semanas de moda de Paris e Milão resolveram cancelar ou adiar os próximos eventos, programados para junho e julho.
Nessa quinta-feira (26/03), a França registrou o maior número de mortos em decorrência da Covid-19 desde o início do surto. No total, foram contabilizadas cerca de 2 mil mortes no país. O clima de preocupação levou o presidente Emmanuel Macron a estender o bloqueio nacional por duas semanas.
Com isso, o conselho administrativo da Federação de Alta-Costura e Moda anunciou, na sexta-feira (27/03), que tanto a Semana de Moda Masculina de Paris, agendada para o período entre 23 e 28 de junho, quanto a Semana da Alta-Costura, planejada para começar no primeiro domingo de julho, estão canceladas.
“Em meio ao alastramento da epidemia da Covid-19 no mundo inteiro, decisões sérias são necessárias para garantir a segurança e a saúde das maisons, de seus funcionários e de todos que trabalham na nossa indústria. A Federação está trabalhando ativamente com seus membros para pensar em possíveis alternativas”, afirmou a organização em comunicado divulgado à imprensa.
A Câmara Nacional da Moda Italiana, por sua vez, adiou a Semana de Moda Masculina de Milão para setembro, sendo realizada com a Semana de Moda Feminina da cidade. No entanto, a instituição não pretende prejudicar a temporada de compras.
“Estamos cientes de que serão feitos grandes esforços para que as novas coleções estejam prontas até o meio do ano. Vamos iniciar uma campanha inovadora de vendas, envolvendo plataformas digitais e os 800 showrooms de Milão”, enfatiza comunicado disponibilizado nessa sexta-feira (27/03).
Colaborou Danillo Costa