Couro invade a alfaiataria na temporada de outono/inverno 2020
Jaquetas saem de cena para blazers e sobretudos com textura animal se firmarem como tendência entre estilistas e celebridades
atualizado
Compartilhar notícia
A jaqueta de couro é presença certa no guarda-roupa de qualquer fashionista. Sua versatilidade permite que a peça seja adequada a todas as estações, adicionando informação de moda tanto nas produções mais elaboradas quanto nas básicas. No entanto, estilistas, celebridades e influenciadoras têm deixado o item de lado nas últimas temporadas para levar a textura animal à alfaiataria, em blazers, sobretudos e trench coats.
Vem comigo saber mais!
A volta dos blazers de couro tem relação direta com o retorno dos anos 1990 à moda, mas há outros fatores que colaboraram com o ressurgimento da tendência. Culpe o sucesso da série The Deuce, da HBO, a morte da alfaiataria tradicional nos ambientes corporativos, a ascensão da Balenciaga ou até a confirmação de mais um filme da saga Matrix. A questão é que eles estão de volta, e em ótimas companhias.
Ícone millennial
Bella Hadid e Hailey Bieber são a prova de que a alfaiataria de couro caiu no gosto das novas gerações. As top models combinam a tendência com os mais diversos tipos de visuais, enquanto a influenciadora Sylvie Mus usou seu blazer que imita pele animal durante todo o verão, com vestidos, saias e até rasteirinhas.
Kourtney Kardashian, Sofia Richie, Emily Ratajkowski e Kaia Gerber também estão entre os ídolos millennials que aprovaram a referência com seu selo pessoal. As estrelas deram status de protagonismo aos produtos, chegando a usá-los sem qualquer parte de baixo.
Peça coringa
Depois de ver as combinações das celebridades, é possível compreender por que a alfaiataria de couro foi recebida de braços abertos. Um blazer feito com o material fica tão bonito com itens casuais quanto em looks profissionais.
Se você se identifica com a ousadia, a dica é colocar apenas um top por baixo, aliando duas grandes tendências do momento. Porém, se seu estilo pedir algo mais tradicional, vale a pena investir em uma composição de três peças, com calça e blusa.
Plot twist
Esqueça as modelagens clássicas de Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow, duas fãs dos blazers de couro dos anos 1990. O mote da temporada é apostar nas texturas diferenciadas; combinações com minivestidos e botas over-the-knee; em shapes superdimensionados, com calças folgadas; e até looks todos em couro, difundidos no outono/inverno 2019.
Nas semanas de moda de Milão e Paris, sobretudos e trench coats de couro ganharam mangas amplas e silhuetas acinturadas em grifes como Fendi, Prada, Versace, Bottega Veneta, Saint Laurent, Paco Rabanne e Balmain, além de modelagens diferenciadas na Lanvin e Mugler.
A Off-White exibiu em uma curiosa estampa de vaca que tem tudo para adentrar a onda country da moda masculina.
Menswear
No guarda-roupa masculino, o blazer de couro segue modelos mais clássicos, como o eternizado por Brad Pitt em Clube da Luta, nos anos 1990, e por Leonardo DiCaprio, em Era Uma Vez em Hollywood, lançado no ano passado. O que difere, agora, são as combinações, norteadas pelo street style. Recentemente, Kanye West, Will Smith, J Balvin, Joe Alwyn e Timothy Olyphant apostaram na tendência para red carpets, reafirmando sua força nesta temporada.
Colaborou Danillo Costa