Couro de pirarucu: Osklen ganha selo internacional de sustentabilidade
Marca brasileira foi certificada pela Eco-Age, que reconhece produtos que seguem boas práticas em critérios ambientais, sociais e éticos
atualizado
Compartilhar notícia
A Osklen já soma mais de duas décadas de ações e pesquisas com engajamento ambiental e social. Um dos projetos mais conhecidos da empresa é o reaproveitamento de couro de pirarucu. Durante a Semana de Alta-Costura, em Paris, a etiqueta de Oskar Metsavaht foi premiada pelo GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award) e recebeu uma certificação de excelência sustentável devido à iniciativa.
Vem comigo saber mais!
O selo sustentável foi criado pela Eco-Age, empresa que presta consultoria de responsabilidade ambiental para marcas. Depois de grifes como Stella McCartney, Chopard e Gucci, a Osklen foi a primeira marca brasileira a ganhar a validação.
Na capital francesa, a ativista Livia Firth, cofundadora da Eco-Age, entregou a honraria a Oskar Metsavaht. O GCC reconhece apenas produtos que seguem critérios rigorosos de ética e preservação do meio ambiente.
A carne do pirarucu é alimento tradicional para as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Antes descartado, o couro do animal é reutilizado pela Osklen. Além de ter se transformado em fonte de renda para a população, segundo a Osklen, a prática evita o desperdício de água e reduz a emissão de gases que causam o efeito estufa.
A Osklen preza pelo manejo sustentável e a produção é monitorada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A pele é usada para confeccionar bolsas, clutches, cintos, carteiras e sapatos. Os preços variam entre R$ 397 e R$ 4.997.
Comprometida com o conceito ASAP (as sustainable as possible, as soon as possible, ou “o mais sustentável possível, o mais rápido possível”, em tradução literal), a Osklen se empenha para construir uma visão de novo luxo. A fim de combater a poluição e o uso desenfreado do algodão, também produz itens feitos de malha PET. Com a medida, a empresa estima que já poupou mais de 119 milhões de litros de água e reutilizou cerca de 300 mil garrafas plásticas.
Recentemente, a grife brasileira apresentou uma coleção de itens antiodor. Além disso, neste mês, passou a comercializar sacolas que filtram a liberação de microplásticos das roupas durante a lavagem.
Colaborou Rebeca Ligabue