metropoles.com

Couro de pirarucu: Osklen ganha selo internacional de sustentabilidade

Marca brasileira foi certificada pela Eco-Age, que reconhece produtos que seguem boas práticas em critérios ambientais, sociais e éticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Osklen
MODa
1 de 1 MODa - Foto: Divulgação/Osklen

A Osklen já soma mais de duas décadas de ações e pesquisas com engajamento ambiental e social. Um dos projetos mais conhecidos da empresa é o reaproveitamento de couro de pirarucu. Durante a Semana de Alta-Costura, em Paris, a etiqueta de Oskar Metsavaht foi premiada pelo GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award) e recebeu uma certificação de excelência sustentável devido à iniciativa.

Vem comigo saber mais!

 

O selo sustentável foi criado pela Eco-Age, empresa que presta consultoria de responsabilidade ambiental para marcas. Depois de grifes como Stella McCartney, Chopard e Gucci, a Osklen foi a primeira marca brasileira a ganhar a validação.

Na capital francesa, a ativista Livia Firth, cofundadora da Eco-Age, entregou a honraria a Oskar Metsavaht. O GCC reconhece apenas produtos que seguem critérios rigorosos de ética e preservação do meio ambiente.

Divulgação/Eco-Age
Oskar Metsavaht recebeu a certificação da ativista Livia Firth

 

Divulgação/Eco-Age
O empresário foi a Paris receber a honraria

 

A carne do pirarucu é alimento tradicional para as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Antes descartado, o couro do animal é reutilizado pela Osklen. Além de ter se transformado em fonte de renda para a população, segundo a Osklen, a prática evita o desperdício de água e reduz a emissão de gases que causam o efeito estufa.

A Osklen preza pelo manejo sustentável e a produção é monitorada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A pele é usada para confeccionar bolsas, clutches, cintos, carteiras e sapatos. Os preços variam entre R$ 397 e R$ 4.997.

Divulgação/Osklen
Além de serem eco-friendly, os produtos do Projeto Pirarucu são descolados

 

Divulgação/Osklen
O acessório em couro de pirarucu deixa qualquer visual com mais personalidade

 

Divulgação/Osklen
As peças são estilosas e sofisticadas

 

Divulgação/Osklen
Bolsas confeccionadas em cores variadas, como o vermelho

 

Divulgação/Osklen
Os sapatos também chamam atenção

 

Divulgação/Osklen
Há opções femininas e masculinas

Comprometida com o conceito ASAP (as sustainable as possible, as soon as possible, ou “o mais sustentável possível, o mais rápido possível”, em tradução literal), a Osklen se empenha para construir uma visão de novo luxo. A fim de combater a poluição e o uso desenfreado do algodão, também produz itens feitos de malha PET. Com a medida, a empresa estima que já poupou mais de 119 milhões de litros de água e reutilizou cerca de 300 mil garrafas plásticas.

Recentemente, a grife brasileira apresentou uma coleção de itens antiodor. Além disso, neste mês, passou a comercializar sacolas que filtram a liberação de microplásticos das roupas durante a lavagem.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?