Confira três marcas que desfilarão no 3º Brasil Eco Fashion Week
Ronaldo Silvestre, Bemglô e Ahlma são alguns destaques entre os 18 desfiles do evento de moda sustentável
atualizado
Compartilhar notícia
A terceira edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) ocorrerá deste sábado (16/11/2019) até a próxima segunda-feira (18/11/2019) na Unibes Cultural, em São Paulo. Aberto ao público e gratuito, o evento de moda sustentável é considerado o maior desse segmento na América Latina. Ao longo dos três dias, o encontro terá cerca de 70 atividades, incluindo palestras e oficinas práticas. Mais de 60 marcas irão expor novidades em espaços de vendas.
Vem comigo saber mais!
Ronaldo Silvestre
O estilista mineiro Ronaldo Silvestre trabalha um olhar slow fashion com peças produzidas de maneira artesanal, especialmente em denim.
Com passagens por eventos como Brasília Trends, Minas Trend e Dragão Fashion Brasil, ele é vencedor de vários prêmios e fundador do Instituto Tecendo Itabira. O projeto social leva qualidade de vida a mulheres da cidade natal do designer por meio do artesanato, além de valorizar a mão de obra local.
Em sua marca homônima, que desfilará neste sábado (16/11/2019), Ronaldo experimenta e busca aprimorar técnicas a cada coleção. O reaproveitamento de tecidos, assim como a moda, o acompanha desde a infância, quando usava retalhos para criar brinquedos. Hoje, suas criações são modernas, desconstruídas e brincam com texturas, linhas e transparências.
Bemglô
Incentivar a sustentabilidade e o artesanato são alguns dos princípios da Bemglô, multimarcas e plataforma de conteúdo fundada por Gloria Pires, Betty Prado e Orlando Morais. A loja oferece roupas, acessórios, itens de decoração e cosméticos da chamada “Rede do Bem”. O termo é adotado pelo projeto para identificar artesãos e marcas brasileiras ecológicas que trabalham questões como slow fashion, produção artesanal e veganismo.
Ao Metrópoles, a sócia-diretora Betty Prado contou que a apresentação da Bemglô será um desfile-manifesto, com o tema Natureza versus Resíduo. O momento será dividido em dois blocos. Os 12 looks terão peças de marcas de roupas e acessórios parceiras da loja. Algumas delas trabalham só com resíduos, por exemplo.
“Não terá um look inteiro de uma marca específica. Faremos uma edição disso tudo e colocaremos na passarela uma reflexão que gostaríamos que as pessoas fizessem”, adianta.
Marcada para o segundo dia de BEFW 2019, a participação será, também, uma estreia especial. “É o nosso primeiro desfile, por isso é tão importante pisarmos na passarela com algo que faça sentido com o propósito da marca, aquilo que acreditamos e falamos há anos”, completa. Betty também assina a direção criativa do desfile.
Ahlma
Marca criada por André Carvalhal com o Grupo Reserva em 2017, a Ahlma encerrará a programação de desfiles do evento. As coleções são desenvolvidas com objetivo de gerar o menor impacto possível ao meio ambiente (e, se possível, nenhum impacto). Para isso, a label trabalha o upcycling, recuperando sobras de tecidos em fábricas e fornecedores.
“Você pega algo que tem um valor baixo, que provavelmente seria descartado com o passar do tempo, e dá um ‘up’. Criamos um produto, aumentamos o valor daquilo e reinserimos no sistema de produção”, disse André em entrevista à coluna. Os designs da etiqueta são jovens, urbanos e, na maioria das vezes, clean.
Programação
A ideia principal do BEFW, criado em 2017, é oferecer uma plataforma para marcas, profissionais, pesquisadores e projetos de moda que tenham compromisso com a responsabilidade socioambiental e cultural. Para a 3ª edição do evento, com início neste fim de semana, a expectativa é atrair mais de 5 mil pessoas. Basta se inscrever para participar. A programação completa e as listas de marcas participantes do BEFW estão disponíveis no site.
Entre as atividades dos espaços Conhecer, Fornecer e Amazônia está a possibilidade de acompanhar conteúdos que vão de economia afetiva, cálculo de emissões de carbono para a moda, biodesign, reciclagem têxtil e o novo varejo para a moda.
Os pontos de vendas, de varejo e atacado, terão marcas como a Vert, Brisa SlowFashion, Bossapack e cerca de outras 60 etiquetas. No Espaço Beleza, participantes poderão encontrar cosméticos de orgânicos e veganos.
Além das três marcas acima, a programação dos desfiles traz etiquetas autorais, como Helena Pontes e Eneas Neto, a marca paraibana Natural Cotton Color, We’e’na e a “biblioteca de roupas” Roupateca. Com patrocínio master da Renner, o evento tem apoio institucional do Sebrae, Senai e Instituto Senai de Tecnologia.
A consultora e buyer de moda de luxo italiana Giuliana Bortolato selecionará os seis melhores desfiles. As labels escolhidas receberão uma capacitação de moda sustentável, com foco no mercado de luxo, para se apresentarem em setembro do próximo ano na Semana de Moda de Milão.
Confira o lineup de desfiles:
Sábado (16/11/2019)
15h – Comas, Demodé, Satya Beachwear
18h – Rgloor, Ronaldo Silvestre
21h – Fisalis, Natural Cotton Color
Domingo (17/11/2019)
15h – Eneas Neto, Useverse, Roupateca
18h – Jouer Couture, Bemglô
21h – Helena Pontes, Manui
Segunda-feira (18/11/2019)
15h – We’e’na, Nuz
18h – Contextura, Leandro Castro
21h – Ahlma
Colaborou Hebert Madeira