Compra sustentável: Farfetch cria ferramenta para expor impactos ambientais
Batizada como Fashion Footprint, a nova plataforma visa conscientizar os consumidores antes mesmo que invistam em uma nova compra
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da pandemia global causada pelo novo coronavírus, o perfil do consumidor está mudando. Entre os novos comportamentos, as vendas on-line cresceram 95%. Com um pé na sustentabilidade, o e-commerce Farfetch acaba de lançar uma ferramenta inovadora. Intitulada como Fashion Footprint (Pegada da Moda, em tradução livre), a página tem o objetivo de mostrar como os clientes podem ajudar o planeta a partir de seus guarda-roupas.
Vem comigo!
Reconhecida pela venda de roupas e acessórios de luxo, a Farfetch desenvolveu a ferramenta a partir de uma pesquisa realizada em parceria com as empresas QSA, ICARO e London Waste and Recycling Board (LWARB). A nova iniciativa busca ajudar nas escolhas e ações dos seus clientes, além de garantir que eles continuem refletindo sobre sustentabilidade.
Giorgio Belloli, diretor comercial e de sustentabilidade da Farfetch, explicou a novidade em comunicado. “Com esta pesquisa, queremos apoiar nossos parceiros e, mais amplamente, o setor de luxo, ajudando a promover mudanças positivas. Além das iniciativas de negócios principais que estamos lançando no espaço de sustentabilidade, pretendemos nos tornar uma fonte de dados e ferramentas no espaço circular para impulsionar essa mudança positiva. Isso marca o primeiro passo nessa direção.”
O levantamento dos dados foi embasado pelos impactos ambientais médios causados pela liberação de carbono ao meio ambiente. Entre os pontos considerados, estão resíduos que são descartados, poluição e gastos com água durante a confecção dos tecidos de moda.
A nova aba já está no ar. Por lá, é possível calcular o impacto dos diferentes tecidos. Por outro lado, também são mensuradas vantagens para o meio ambiente, resultados aliados à economia circular ao adquirir produtos de segunda mão, em vez de peças novas.
O Fashion Footprint é recomendado aos que planejam uma nova compra. Os dados são apresentados por meio de infográficos. Oito tipos de materiais são destacados. Entre os principais, estão linho, poliéster, nylon, algodão, viscose, lã, seda e couro.
Os internautas que navegarem pelo novo link do site podem consultar os números pelos infográficos. A cada quilo de linho investido em produtos novos, 15 quilos de carbono são emitidos para a atmosfera, o equivalente a percorrer 60 km de carro. A mesma quantidade exige que sejam gastos mais de 2 mil litros de água, o equivalente a 21 banheiras cheias de água.
Logo após as informações, o Fashion Footprint sempre sugere materiais alternativos ao que foi selecionado. Opções menos nocivas para o meio ambiente aparecem a cada tecido. No caso do linho, para diminuir o impacto, o site sugere linho orgânico e reciclado.
A ferramenta faz parte da iniciativa sustentável Positively Farfetch, que teve start no último ano. Segundo a empresa, a missão é se tornar uma plataforma que agregue boas atitudes na moda de luxo, possibilitando reflexões e influenciando diretamente nas escolhas positivas dos clientes.
“A Farfetch está vendendo uma seleção com curadoria de moda usada e vintage desde 2010 e, em 2019, lançou dois serviços, oferecendo aos clientes a capacidade de vender ou doar seus itens usados. Queríamos entender melhor os benefícios ambientais de todos esses modelos, à medida que continuamos focando em projetos para permitir que nós e nossos parceiros reduzamos os impactos ambientais”, destacou a etiqueta.
Colaborou Sabrina Pessoa