CFDA Fashion Awards 2020 premia Gabriela Hearst e Kerby Jean-Raymond
Entre os vencedores da edição, anunciados digitalmente, também estão Telfar Clemens, Christopher John Rogers, Pierpaolo Piccioli e Kim Jones
atualizado
Compartilhar notícia
Neste ano, a mais famosa premiação norte-americana de moda teve que ser adaptada devido à pandemia. O CFDA Fashion Awards 2020, que originalmente aconteceria em junho na Biblioteca Pública de Nova York, foi adiado. Nessa segunda-feira (14/9), a organização divulgou o resultado virtualmente. Entre os vencedores, destaque para os estilistas Gabriela Hearst e Kerby Jean-Raymond.
Vem comigo!
Os ganhadores foram anunciados pelo Instagram da iniciativa. Em vídeos, Tom Ford, charmain do o Conselho de Designers de Moda da América (CFDA, na sigla original), revelou quem se deu bem. O colegiado condecorou apenas as categorias principais, sem os prêmios de homenagem, como ocorria com o título de Ícone Fashion, por exemplo.
Concorrendo a mais de um prêmio, Gabriela Hearst foi eleita Estilista de Moda Feminina Norte-Americana do Ano. Ela aposta em visuais elegantes e modernos, tendo a alfaiataria descolada como protagonista.Via rede social, a uruguaia, que tem a marca homônima sediada nos EUA, agradeceu o reconhecimento.
“Compartilho isso com minha equipe, porque visão sem execução é alucinação. Também quero dividir com meus amigos e familiares, todos nós sabemos o quanto eles se sacrificam por nós. Mas especialmente todos os outros designers e criativos que estão passando por estes tempos, estamos todos juntos nisso”, disse.
Os nomeados e escolhidos foram determinados pelo CFDA Awards Guild, que é composto por membros do CFDA, jornalistas de moda, estilistas e executivos de varejo. Segundo a organização, a edição de 2020 “representa o grupo mais diversificado de ganhadores nos 39 anos de história do prêmio”.
Desta vez, o troféu de moda masculina dos EUA foi destinado a Kerby Jean-Raymond, nome por trás da Pyer Moss. Ele é conhecido pelo engajamento no movimento negro e na luta contra o racismo no segmento de moda, além das criações disruptivas e marcantes.
Anualmente, a premiação elege os destaques da indústria fashion dos Estados Unidos. Contudo, neste ano, resolveu agraciar também designers de marcas internacionais. O diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, por exemplo, ganhou como Estilista de Moda Feminina Global do Ano. Ele concorria com nomes como Dries Van Noten e Miuccia Prada.
No tópico Estilista de Moda Masculina Global do Ano, quem levou a melhor foi Kim Jones, pelo trabalho na Dior. Recentemente, a Fendi anunciou o britânico como o sucessor de Karl Lagerfeld no comando da grife italiana.
Na disputa, Telfar Clemens foi o escolhido como Designer de Acessórios do Ano. Entre os concorrentes, estavam Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen, gêmeas idealizadoras da The Row; e Stuart Vevers, profissional da Coach. O fundador da label Telfar tem como missão tornar o luxo acessível.
A Shopping Bag, bolsa mais conhecida da etiqueta, foi introduzida em 2014 e se tornou uma febre nos últimos anos três anos, especialmente em 2020. Recentemente, a peça chegou a esgotar segundos depois que o site foi reabastecido. O modelo foi apelidado de “Birkin de Bushwick”, em referência à bolsa rara da Hermès e ao bairro nova-iorquino onde a Telfar tem uma legião de fãs.
Um dos prêmios mais aguardados, o de Estilista Emergente do Ano, foi direcionado a Christopher John Rogers. O designer de 25 anos já conquistou personalidades como Lady Gaga, Rihanna, Lizzo e Michelle Obama. Não à toa. As criações do norte-americano são autênticas e com boa dose de extravagância.
Veja a lista completa de indicados e vencedores:
Estilista de Moda Feminina (norte-americana) do Ano:
Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen para The Row
Brandon Maxwell
Gabriela Hearst (vencedora)
Marc Jacobs
Tom Ford
Estilista de Moda Masculina (norte-americana) do Ano:
Emily Adams Bode para Bode
Kerby Jean-Raymond para Pyer Moss (vencedor)
Thom Browne
Todd Snyder
Tom Ford
Designer de Acessórios do Ano:
Ashley Olsen e Mary-Kate Olsen para The Row
Gabriela Hearst
Jennifer Fisher para Jennifer Fisher Jewelry
Stuart Vevers para a Coach
Telfar Clemens para Telfar (vencedor)
Estilista Emergente do Ano:
Christopher John Rogers (vencedor)
Kenneth Nicholson
Peter Do
Reese Cooper
Sarah Staudinger e George Augusto para Staud
Estilista de Moda Feminina Global do Ano:
Daniel Lee para Bottega Veneta
Dries Van Noten
Miuccia Prada para Prada
Pierpaolo Piccioli para Valentino (vencedor)
Rick Owens
Estilista de Moda Masculina Global do Ano:
Craig Green
Dries Van Noten
Jonathan Anderson para Loewe
Kim Jones para Dior (vencedor)
Virgil Abloh para Louis Vuitton
Colaborou Rebeca Ligabue