Cavalos invadem Los Angeles na campanha de verão 2020 da Gucci
Nas imagens, feitas pelo diretor Yorgos Lanthimos, equinos acompanham os modelos em atividades cotidianas e divertidas
atualizado
Compartilhar notícia
Na nova campanha da Gucci, Of Course a Horse, quem veste as roupas da coleção primavera/verão 2020 são modelos, como de costume. Porém, são cavalos que roubam a cena nas imagens e no vídeo, feitos pelo diretor grego Yorgos Lanthimos. Neles, equinos de vários tamanhos passeiam por diferentes cantos de Los Angeles, incluindo o lendário hotel Chateau Marmont.
Vem comigo conferir!
A participação dos cavalos tem um motivo simbólico. Segundo a grife, eles estão ligados à ideia de liberdade. O conceito foi levado ao pé da letra. Na campanha, os animais representam o espírito de liberdade de expressão que inspirou o desfile SS20 da marca italiana. O show abordou a capacidade que a moda tem de fugir dos padrões e ser um mecanismo de resistência.
No verão imaginário da Gucci, cavalos reais passeiam de conversível, viajam de avião, vão à praia e até tomam banho de piscina. As imagens deixam margem para várias interpretações. Nelas, nenhuma atividade parece impossível para os animais, que são as verdadeiras estrelas da campanha, apesar de não vestirem roupas.
A música escolhida para o vídeo foi Everybody’s Talkin, escrita por Fred Neil e interpretada por Harry Nilsson nos anos 1960. Divertido e retrô, o clipe tem quase dois minutos de duração.
Com o ar paradoxal das imagens, a excentricidade dos looks dos modelos se torna só mais um detalhe. Peças com transparência, renda e decotes profundos se destacam entre as peças femininas da primavera/verão 2020. Os acessórios remetem à própria herança equestre da label.
Por meio da coleção, Alessandro Michele tentou se reinventar, sem deixar de lado elementos marcantes de seu trabalho. Ele explorou visuais mais limpos, um toque sensual e resgatou elementos da Gucci dos anos 1970 e 1990. Claro que detalhes como estampas retrô e texturas não poderiam faltar.
“A moda pode sugerir liberdade experimental, capacidade de transgredir e desobedecer, emancipação e autodeterminação?”, questionou o estilista nas notas do desfile. Para refletir tudo isso na campanha, nada melhor que uma boa dose de surrealismo em momentos do cotidiano.
Responsável por capturar as imagens, Yorgos Lanthimos tem 46 anos e é diretor, produtor e roteirista. Em seu currículo, há filmes como A Favorita (2018), O Lagosta (2015) e Dente Canino (2009), pelos quais foi indicado quatro vezes ao Oscar. Ele trabalhou com a Gucci no art book Oviparity, lançado no fim de 2019.
Christopher Simmonds assina a direção de arte da nova campanha, com hair styling de Paul Hanlon e maquiagem de Thomas De Kluyer.
Veja mais fotos na galeria:
Colaborou Hebert Madeira