Burberry promete parar de usar plástico na própria produção até 2025
A grife britânica aliou-se à Fundação Ellen MacArthur e as ações já estão sendo colocadas em prática
atualizado
Compartilhar notícia
Em julho do ano passado, a Burberry causou revolta em clientes e internautas que descobriram um hábito preocupante mantido pela grife: o de queimar peças não vendidas de coleções passadas. Foi quando veio à tona que, nos cinco anos anteriores, a marca tinha gerado um desperdício estimado em quase R$ 450 milhões. Depois da polêmica, a label britânica decidiu se tornar mais consciente e aderiu a práticas sustentáveis.
Para começar, anunciou o fim de práticas de destruição de excesso de estoque e passou a utilizar energia renovável. A novidade mais recente foi a promessa de parar de produzir e usar plástico até 2025.
Vem comigo saber mais!
A Burberry se juntou à Fundação Ellen MacArthur em busca de alternativas ao plástico. A instituição atua em parceria com cerca de 150 grandes empresas para mudar costumes que causam danos ao meio ambiente.
O chefe-executivo da Burberry, Marco Gobetti, explicou que a ideia é inspirar outras marcas com a iniciativa. “Resíduos de plástico e poluição são algumas das principais preocupações ambientais da nossa era”, lamentou. “Temos imenso orgulho de assumir esse compromisso e pedimos que todas as outras empresas percebam como podem fazer o mesmo”, destacou o CEO.
A grife já acabou com a laminação plástica nas sacolas de varejo, o que reduziu cerca de 20 toneladas de resíduo. Nos próximos seis anos, as embalagens da Burberry passarão a ser reutilizáveis e recicláveis. O processo de implantação de um material 100% biodegradável já foi iniciado.
A Burberry também substituirá sacos de proteção para as roupas por versões eco-friendly. Capas de chuva terão na composição pelo menos 30% de materiais orgânicos e serão compostáveis até o fim deste ano. Além disso, a label lançou um programa para que clientes devolvam cabides. Eles serão reaproveitados e até reciclados.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Rebeca Ligabue