Bola fora: confira deslizes de influencers durante a quarentena
Em meio à pandemia, famosos compartilham rotina perfeita, romantizam o novo coronavírus, fazem propagandas e não respeitam o isolamento
atualizado
Compartilhar notícia
Em poucos meses, o novo coronavírus se disseminou por todos os continentes e muitos países aderiram ao isolamento social com o objetivo de prevenir novos casos. Trabalhar em home office, cuidar da família e até os momentos ociosos têm sidos desafiadores. Enquanto uma grande parcela da população enfrenta dificuldades para cumprir as obrigações rotineiras e principalmente sobreviver, outra parte aparenta uma vida perfeita no feed do Instagram. Durante a quarentena, as publicações e ostentações nas redes sociais dividem opiniões. A coluna elencou as mais comentadas.
Em meio à pandemia da Covid-19, as fotos impecáveis que estão sendo postadas com mensagens de otimismo têm incomodado alguns internautas. Pessoas públicas tem sido acusadas, pelos seguidores, de romantizar o vírus, reclamar por não poder sair das mansões e fazer propagandas de marketing. Além disso, algumas não estão seguindo as recomendações do isolamento social e acabam furando a quarentena.
Nas mídias sociais, a rotina perfeita começa cedo. Acordar às 6h da manhã, acender um incenso feito artesanalmente na Índia e sentar-se com a postura ereta para iniciar a meditação guiada. Em seguida, quebrar o jejum com o pão de fermentação natural e o suco detox, alimentos ingeridos com calma antes da aula de yoga. A leitura dos clássicos está em dia, assim como as atividades escolares dos filhos.
Esses tipos de privilégios causam incômodos. A apresentadora Ellen DeGeneres, por exemplo, está passando a quarentena com a esposa em sua mansão na Califórnia. A polêmica começou quando a atriz de 62 anos comparou o isolamento a um presídio.
“É como estar na cadeia. Principalmente porque eu uso as mesmas roupas há 10 dias e todo mundo aqui é gay”, brincou Ellen durante episódio do Ellen DeGeneres Show, produzido pela Warner Bros.
Após a gafe, Ellen disse ao site Spinoff que queria levar alegria aos telespectadores. “Acho que muitas pessoas por aí precisam de palavras de incentivo e é isso que eu quero fazer. Eu quero jogar luz onde há sombras”, concluiu.
Romantizar e minimizar
Enquanto milhares de casos são confirmados no Brasil e mais mortes são registradas, celebridades são criticadas por romantizar o momento da pandemia. Uma delas é a cantora Madonna, que compartilhou um vídeo na banheira rodeada de rosas e legendou com uma opinião arriscada.
“Tem uma coisa sobre a Covid-19. Ele não liga se você é rico ou pobre, quanto famoso você é, quanto divertido você é. Quanto esperto você é, onde você vive, a idade que você tem, as histórias maravilhosas que você tem para contar. Ele é um grande equalizador e o que é horrível sobre isso é também grandioso”. Ela complementou: “estamos juntos no mesmo barco”.
Já a modelo holandesa Doutzen Kroes publicou, para seus 6,4 milhões de seguidores, um vídeo agradecendo ao vírus. “Obrigada, coronavírus, por nos fazer mais humanos e dar um respiro para a Terra”. Na onda da gratidão, também está a influencer baiana Gabriela Pugliesi, que começou o confinamento após ter tido teste positivo para o vírus.
Durante o isolamento, a blogueira compartilhou um momento de reflexão que não agradou a todos. “A epidemia está sendo algo invisível que chegou e colocou tudo no lugar. De repente os combustíveis baixaram, a poluição baixou, as pessoas passaram a ter tempo, tanto tempo, que nem sabem o que fazer com ele. Os pais estão com os filhos, em família. O trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também”, escreveu.
“Num instante damos conta que estamos todos no mesmo barco, ricos e pobres, que as prateleiras dos supermercados estão vazias e os hospitais cheios e que o dinheiro e os seguros de saúde, que o dinheiro pagava, não tem nenhuma importância, porque os hospitais privados foram os primeiros a fechar. Bastaram meia dúzia de dias para que o universo estabelecesse a igualdade social, que se dizia ser impossível novamente”, finalizou.
Além disso, na função Stories do Instagram, a blogueira disse que “não era nada demais”. “Gente, eu estava dando uma descansada, esperando os meus resultados dos exames que fiz. E deu positivo para o coronavírus. Nem passava pela minha cabeça isso, estava crente que era de bebida, de festa. Realmente, algumas pessoas que estavam no casamento também deram positivo”, afirmou.
Pugliesi revelou que contraiu o novo coronavírus após celebrar o casamento de sua irmã mais nova, Marcella Minelli, que aconteceu em um resort de luxo em Itacaré, na Bahia.
Para completar, nesse sábado (25/04), Pugliesi reuniu amigos em casa para beber e ver lives, desrespeitando o distanciamento social. Indignados, muitos seguidores, inclusive famosos, criticaram a irresponsabilidade. “Essa atitude, ainda mais para um monte de gente que te segue e se inspira na sua vida saudável, foi inadmissível”, escreveu Tata Werneck, por exemplo.
Depois da repercussão negativa, a influenciadora tentou se retratar por meio de um vídeo.”Estou extremamente arrependida, estou mal comigo mesma. Fui irresponsável, imatura, e queria pedir desculpas”, disse no Instagram.
A influencer Flavia Pavanelli também revelou que foi contaminada com coronavírus e acredita ter sido infectada por sacolas e pedidos de delivery, mas foi “detonada” no Twitter. Por lá, o caso ganhou destaque e foi um dos assuntos mais comentados na plataforma, listados pelos trending topics.
Usurários relembraram que a blogger recebeu visitas em casa durante o isolamento social, incluindo maquiadores, personal stylist e até realizou procedimentos estéticos, como preenchimento labial.
E a higiene?
Inúmeros desafios ganharam força na internet durante a quarentena, mas a TikToker Ava Louise chamou atenção após lançar um challenge que encorajou os seguidores a lamberem a tampa de um assento sanitário.
No vídeo, Ava aparece dentro de um banheiro de avião e chega a tocar o vaso com a língua. Vale destacar que medidas de higiene são essenciais para evitar a propagação da Covid-19.
Please RT this so people can know how to properly be sanitary on the airplane ?? pic.twitter.com/x7GX9b4Lxc
— Ava Louise (ig @avalouiise) (@realavalouiise) March 14, 2020
Propagandas de marketing
Durante a pandemia que preocupa o mundo, marcas de moda se mobilizam para auxiliar no combate. Juntas, etiquetas somam doações milionárias e se empenham na produção de máscaras e álcool em gel. No entanto, as propagandas de marketing não são perdoadas durante o período delicado.
Após anunciar campanha beneficente, Kim Kardashian foi acusada de usar o coronavírus para promover a marca de modeladores Skins. Ela anunciou que 20% dos lucros serão doados para a organização Baby2Baby, que acolhe crianças em situações de risco.
A norte-americana Gwyneth Paltrow também foi criticada por fazer propaganda em momento tenso. Em uma postagem no Instagram, a atriz compartilhou o look com peças da G.Label e deu destaque para a etiqueta na descrição. Após críticas, a imagem foi deletada da conta.
Como a coluna adiantou, a marca de roupas Draper James, de Reese Witherspoon, foi acusada de fazer marketing com a pandemia. A label ofereceu vestidos para professores, mas não especificou que a ação fazia parte de um sorteio, com apenas 250 unidades do modelo, o que gerou revolta.
Trata-se de um momento extremamente delicado. O mundo inteiro enfrenta grandes incertezas. Por isso, apesar das opiniões divididas, é preciso que toda a população, incluindo o mercado de moda e os influenciadores digitais, tenham bastante cautela e bom senso.
Colaborou Sabrina Pessoa