metropoles.com

Bola fora: confira deslizes de influencers durante a quarentena

Em meio à pandemia, famosos compartilham rotina perfeita, romantizam o novo coronavírus, fazem propagandas e não respeitam o isolamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@skims/Instagram/Reprodução
Kim Kardashian
1 de 1 Kim Kardashian - Foto: @skims/Instagram/Reprodução

Em poucos meses, o novo coronavírus se disseminou por todos os continentes e muitos países aderiram ao isolamento social com o objetivo de prevenir novos casos. Trabalhar em home office, cuidar da família e até os momentos ociosos têm sidos desafiadores. Enquanto uma grande parcela da população enfrenta dificuldades para cumprir as obrigações rotineiras e principalmente sobreviver, outra parte aparenta uma vida perfeita no feed do Instagram. Durante a quarentena, as publicações e ostentações nas redes sociais dividem opiniões. A coluna elencou as mais comentadas. 

Em meio à pandemia da Covid-19, as fotos impecáveis que estão sendo postadas com mensagens de otimismo têm incomodado alguns internautas. Pessoas públicas tem sido acusadas, pelos seguidores, de romantizar o vírus, reclamar por não poder sair das mansões e fazer propagandas de marketing. Além disso, algumas não estão seguindo as recomendações do isolamento social e acabam furando a quarentena.     

máscara descartável
O período de pandemia exige cuidados, não somente para evitar o contágio, mas também para manter o bom senso

 

Nas mídias sociais, a rotina perfeita começa cedo. Acordar às 6h da manhã, acender um incenso feito artesanalmente na Índia e sentar-se com a postura ereta para iniciar a meditação guiada. Em seguida, quebrar o jejum com o pão de fermentação natural e o suco detox, alimentos ingeridos com calma antes da aula de yoga. A leitura dos clássicos está em dia, assim como as atividades escolares dos filhos. 

Esses tipos de privilégios causam incômodos. A apresentadora Ellen DeGeneres, por exemplo, está passando a quarentena com a esposa em sua mansão na Califórnia. A polêmica começou quando a atriz de 62 anos comparou o isolamento a um presídio.

“É como estar na cadeia. Principalmente porque eu uso as mesmas roupas há 10 dias e todo mundo aqui é gay”, brincou Ellen durante episódio do Ellen DeGeneres Show, produzido pela Warner Bros.

Após a gafe, Ellen disse ao site Spinoff que queria levar alegria aos telespectadores. “Acho que muitas pessoas por aí precisam de palavras de incentivo e é isso que eu quero fazer. Eu quero jogar luz onde há sombras”, concluiu.  

ellen degeneres e portia de rossi
Ellen DeGeneres passa a quarentena ao lado da esposa, Portia de Rossi

 

ellen degeneres
A apresentadora passa pelo isolamento social em mansão na Califórnia
Romantizar e minimizar

Enquanto milhares de casos são confirmados no Brasil e mais mortes são registradas, celebridades são criticadas por romantizar o momento da pandemia. Uma delas é a cantora Madonna, que compartilhou um vídeo na banheira rodeada de rosas e legendou com uma opinião arriscada.

“Tem uma coisa sobre a Covid-19. Ele não liga se você é rico ou pobre, quanto famoso você é, quanto divertido você é. Quanto esperto você é, onde você vive, a idade que você tem, as histórias maravilhosas que você tem para contar. Ele é um grande equalizador e o que é horrível sobre isso é também grandioso”. Ela complementou: “estamos juntos no mesmo barco”.

@Madonna/Instagram/Reprodução
Cantora Madonna posta vídeo e romantiza Covid-19

 

Já a modelo holandesa Doutzen Kroes publicou, para seus 6,4 milhões de seguidores, um vídeo agradecendo ao vírus. “Obrigada, coronavírus, por nos fazer mais humanos e dar um respiro para a Terra”. Na onda da gratidão, também está a influencer baiana Gabriela Pugliesi, que começou o confinamento após ter tido teste positivo para o vírus.

Durante o isolamento, a blogueira compartilhou um momento de reflexão que não agradou a todos. “A epidemia está sendo algo invisível que chegou e colocou tudo no lugar. De repente os combustíveis baixaram, a poluição baixou, as pessoas passaram a ter tempo, tanto tempo, que nem sabem o que fazer com ele. Os pais estão com os filhos, em família. O trabalho deixou de ser prioritário, as viagens e o lazer também”, escreveu.

“Num instante damos conta que estamos todos no mesmo barco, ricos e pobres, que as prateleiras dos supermercados estão vazias e os hospitais cheios e que o dinheiro e os seguros de saúde, que o dinheiro pagava, não tem nenhuma importância, porque os hospitais privados foram os primeiros a fechar. Bastaram meia dúzia de dias para que o universo estabelecesse a igualdade social, que se dizia ser impossível novamente”, finalizou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

?GLAM?

Uma publicação compartilhada por Doutzen Kroes (@doutzen) em

Gabriela Pugliesi
Gabriela Pugliesi foi criticada após associar a situação grave a uma utópica igualdade social

Além disso, na função Stories do Instagram, a blogueira disse que “não era nada demais”. “Gente, eu estava dando uma descansada, esperando os meus resultados dos exames que fiz. E deu positivo para o coronavírus. Nem passava pela minha cabeça isso, estava crente que era de bebida, de festa. Realmente, algumas pessoas que estavam no casamento também deram positivo”, afirmou.

Pugliesi revelou que contraiu o novo coronavírus após celebrar o casamento de sua irmã mais nova, Marcella Minelli, que aconteceu em um resort de luxo em Itacaré, na Bahia.  

Marcela Minelli e Marcelo Bezerra
Casamento de Marcella Minelli e Marcelo Bezerra aconteceu em um resort de luxo em Itacaré, na Bahia

 

Para completar, nesse sábado (25/04), Pugliesi reuniu amigos em casa para beber e ver lives, desrespeitando o distanciamento social. Indignados, muitos seguidores, inclusive famosos, criticaram a irresponsabilidade. “Essa atitude, ainda mais para um monte de gente que te segue e se inspira na sua vida saudável, foi inadmissível”, escreveu Tata Werneck, por exemplo.

Depois da repercussão negativa, a influenciadora tentou se retratar por meio de um vídeo.”Estou extremamente arrependida, estou mal comigo mesma. Fui irresponsável, imatura, e queria pedir desculpas”, disse no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

To super arrependida, e que sirva de aprendizado ?

Uma publicação compartilhada por Gabriela Pugliesi (@gabrielapugliesi) em

 

A influencer Flavia Pavanelli também revelou que foi contaminada com coronavírus e acredita ter sido infectada por sacolas e pedidos de delivery, mas foi “detonada” no Twitter. Por lá, o caso ganhou destaque e foi um dos assuntos mais comentados na plataforma, listados pelos trending topics.

Usurários relembraram que a blogger recebeu visitas em casa durante o isolamento social, incluindo maquiadores, personal stylist e até realizou procedimentos estéticos, como preenchimento labial. 

Flavia Pavanelli, digital influencer e atriz do SBT, acredita ter sido infectada por sacolas, mas usuários lembraram que ela não estava respeitando de verdade o isolamento social

 

E a higiene?

Inúmeros desafios ganharam força na internet durante a quarentena, mas a TikToker Ava Louise chamou atenção após lançar um challenge que encorajou os seguidores a lamberem a tampa de um assento sanitário.

No vídeo, Ava aparece dentro de um banheiro de avião e chega a tocar o vaso com a língua. Vale destacar que medidas de higiene são essenciais para evitar a propagação da Covid-19.

Propagandas de marketing

Durante a pandemia que preocupa o mundo, marcas de moda se mobilizam para auxiliar no combate. Juntas, etiquetas somam doações milionárias e se empenham na produção de máscaras e álcool em gel. No entanto, as propagandas de marketing não são perdoadas durante o período delicado. 

Após anunciar campanha beneficente, Kim Kardashian foi acusada de usar o coronavírus para promover a marca de modeladores Skins. Ela anunciou que 20% dos lucros serão doados para a organização Baby2Baby, que acolhe crianças em situações de risco. 

Reprodução/Instagram/@kimkardashian
A linha de roupas modeladora de Kim Kardashian foi acusada de tirar proveito da pandemia

 

Reprodução/Instagram/@kimkardashian
A Skins irá doar 20% dos lucros para instituição de caridade

 

A norte-americana Gwyneth Paltrow também foi criticada por fazer propaganda em momento tenso. Em uma postagem no Instagram, a atriz compartilhou o look com peças da G.Label e deu destaque para a etiqueta na descrição. Após críticas, a imagem foi deletada da conta.   

Gwyneth Paltrow
Gwyneth Paltrow também foi criticada

 

Como a coluna adiantou, a marca de roupas Draper James, de Reese Witherspoon, foi acusada de fazer marketing com a pandemia. A label ofereceu vestidos para professores, mas não especificou que a ação fazia parte de um sorteio, com apenas 250 unidades do modelo, o que gerou revolta.      

Reese Witherspoon
Internautas enxergaram atitude de Reese Witherspoon como marketing com a pandemia

 

Trata-se de um momento extremamente delicado. O mundo inteiro enfrenta grandes incertezas. Por isso, apesar das opiniões divididas, é preciso que toda a população, incluindo o mercado de moda e os influenciadores digitais, tenham bastante cautela e bom senso.

 

Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?