Balmain lança resort 2021 e anuncia a primeira coleção sustentável da grife
Segundo Olivier Rousteing, diretor criativo da marca, a novidade é apenas o primeiro passo da empresa rumo a uma produção mais consciente
atualizado
Compartilhar notícia
Dias após a Gucci lançar sua primeira coleção sustentável, a etiqueta francesa Balmain foi a público avisar que não ficará de fora da revolução verde que se intensificou no mercado de luxo na última década. Ao divulgar a nova campanha da grife, voltada à temporada de resort 2021, o diretor criativo Olivier Rousteing anunciou a primeira investida da empresa nas criações eco-friendly. A atitude, segundo ele, é apenas a primeira entre várias outras que serão tomadas pela companhia nas próximas semanas.
Vem comigo saber mais detalhes!
A Caps Collection PS21 traz uma seleção de produtos criados em algodão orgânico com certificação Ecocert, porém, os esforços sustentáveis da linha vão muito além das matérias-primas. Para compensar as emissões de carbono na fabricação e transporte das peças, a Balmain recorreu a instalações que utilizam energia renovável e são localizadas próximas aos centros de distribuição da companhia.
Até mesmo os detalhes foram pensados de forma consciente. As sacolas plásticas que acompanham os itens são compostas exclusivamente de amido de milho, enquanto as etiquetas são feitas com restos de poliéster e papéis reciclados.
“A Balmain acredita que estes primeiros passos, embora sejam apenas um começo, são de extrema importância para a maison. A nova realidade nos obrigou a admitir que essas mudanças não podem mais ser adiadas. Prometemos transparência e, assim como vocês, esperamos mudanças”, enfatizou Olivier Rousteing, em carta direcionada à imprensa.
Nas próximas semanas, uma outra linha ecologicamente correta chegará às araras da grife francesa. Produzido na Itália e em Portugal, o compilado de moletons, camisetas, blusas e calças femininas também será feito em algodão orgânico e receberá embalagens de origem biológica.
Resort 2021
Além de anunciar a imersão da Balmain em uma moda mais limpa, Olivier apresentou ao mercado sua nova coleção resort, desenvolvida em meio ao isolamento social. Até o início de março, ele e sua equipe estavam focados no outono/inverno 2020 da marca, exibido em 28 de fevereiro no Paris Fashion Week. Só depois do desfile o designer conseguiu dar atenção às peças que antecedem a temporada de primavera/verão.
Todavia, poucos dias após o início do trabalho, a pandemia avançou na Europa, forçando o estilista a repensar toda sua produção. “No momento em que soubemos do confinamento, mudamos completamente nosso processo de trabalho. Eu senti que era muito importante não desistir, porque centenas de pessoas dependem da companhia”, revelou ele ao site Fashionista.
De acordo com o francês, os fornecedores e parceiros da grife, imediatamente, se mostraram muito aflitos com a situação, estimulando-o a seguir em frente. “Eles estavam preocupados em não ter dinheiro após o bloqueio. Era importante criar máscaras para os hospitais, mas, ao mesmo tempo, eu tinha que garantir a coleção para manter minha cadeia de suprimentos”, defendeu o diretor criativo.
Durante o distanciamento, Rousteing orquestrou uma logística minuciosa para conseguir executar seus croquis. “Estávamos trabalhando com Zoom, Skype e WhatsApp. Eu enviava esboços e explicava, por vídeo, o que conseguia, usando um manequim. Eles mandavam as peças para a minha casa, minha modelo buscava e eu acompanhava a prova por uma transmissão ao vivo. Escolhi todos os tecidos desse jeito”, lembrou o designer à publicação.
Com o afrouxamento das medidas de segurança na Europa, Olivier pôde terminar de executar o trabalho e fotografar a campanha da coleção. Recentemente, ele e seu time foram para a Normandia produzir o ensaio de divulgação do cruise 2020. Sob o céu azul e as paisagens bucólicas da região, o diretor personificou o conceito do compilado.
“Grande parte da coleção é voltada ao encontro da aristocracia com o espírito rebelde de Lady Diana recém-solteira, em meio aos anos 1990. Há um pouco de Julia Roberts em Uma Linda Mulher também. Aqueles que se recordam da energia daquele momento reconhecerão facilmente as padronagens marcantes, tons pastéis e alfaiatarias que percorrem esta estação”, destrinchou Rousteing em comunicado.
Entre as principais características do trabalho, estão ombros estruturados, pedrarias, babados, silhuetas amplas e muitas estampas geométricas, tudo carregado de jovialidade e um perfume noventista inconfundível.
Ao observar os acessórios, volumes e designs do novo lançamento da Balmain, é possível ver uma extensão alegre da coleção mostrada na temporada de outono/inverno 2020. Ambos os trabalhos carregam símbolos da alta sociedade de Bordeaux, cidade onde Olivier, o garoto prodígio da etiqueta, passou sua infância e adolescência. Recentemente, a maison anunciou que seu cruise 2021 será exibido em um showroom virtual, com direito a um avatar 3D de Rousteing apresentando cada detalhe.
Colaborou Danillo Costa