Ano-Novo chinês: marcas de luxo lançam itens para celebrar a data
Algumas etiquetas, como Dior, Louis Vuitton, Longchamp, Burberry e Gucci, criaram peças exclusivas para comemorar a virada para 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Os pequenos mamíferos de quatro patas, orelhas e dentes avantajados são amados por uns e causam pavor em outros, mas não foi por acaso que os roedores invadiram o tema das coleções- cápsula da temporada. Dois mil e vinte é o ano do Rato, e o novo ciclo do calendário chinês é celebrado com muita festividade em 25 de janeiro. Para selar a data, grandes etiquetas de luxo lançaram itens com a temática.
Vem comigo saber mais!
Com o passar dos anos e o aumento do consumo de produtos luxuosos pelos chineses, grandes etiquetas redobraram o cuidado com os consumidores locais. A Mckinsey, empresa de consultoria norte-americana, prevê que em 25 anos o mercado de luxo irá crescer US$ 385 bilhões por ano, sendo que 44% desse valor será investido pelos clientes do país oriental.
Sabendo disso, algumas marcas se inspiram na festividade e homenageiam o Ano Novo Lunar da China. Em 2020, diversos itens luxuosos seguem a temática dos roedores, de relógios sofisticados a bolsas. A coluna elencou as principais coleções-cápsula para a data.
Confira:
Em comemoração ao Ano-Novo, a Gucci teve uma ideia nada convencional: misturou a tendência oriental com a Disney. O centro da coleção é o Mickey Mouse. Além de ser um rato e ter tudo a ver com o tema, o personagem vem do desenho animado mais querido do mundo.
Acessórios e peças atemporais da Gucci foram reformuladas para a linha comemorativa. A coleção com ar nostálgico estará disponível no site da label, a partir desta sexta-feira (03/01/2020).
Já a Dior lançou uma linha comemorativa em tons de vermelho e dourado. Bolsas clássicas da etiqueta receberam as cores que representam sorte e prosperidade na cultura chinesa. Na lista, estão as icônicas Lady Dior e Saddle Bag.
A Book Tote foi adornada com bordados em estampa de fênix. A padronagem também apareceu no moderno tênis D-Connect com sola tratorada.
A francesa Louis Vuitton também entrou na onda. Apostou em chaveiro de ratinho para a celebração do Ano-Novo Chinês.
O emblemático monograma da grife estampa os roedores com ferragens prateadas. O acessório pode ser usado com chaves ou enfeitar as bolsas dos fashionistas.
Durante a virada, uma das tradições chinesas para o Ano do Rato é comer queijos e nozes, trazendo sorte ao novo ciclo. Por isso, o alimento invadiu as tradicionais bolsas da Longchamp. A estampa comemorativa é resultado da parceria da etiqueta com o influencer chinês Tao Liang, conhecido mundialmente como Sr. Bags.
A linha especial oferece sete tamanhos variados do modelo Le Pliage e uma camiseta com a mesma padronagem de queijo. “Um detalhe com pingente de queijo dentro das bolsas é um segredo apenas para quem usa a bag. O design da Le Pliage é sofisticado, mas contém uma pitada de humor”, destacou Liang em entrevista para o portal WWD.
Alfaiataria refinada e roupas esportivas deram as mãos na coleção-cápsula da Burberry, que mergulhou na típica cor vermelha. Os principais itens lançados carregam o print inspirado nos roedores com ilustrações exclusivas.
A bolsa Lola e o icônico tênis Union foram repaginados para a temporada. A nova linha da Burberry já está disponível em lojas selecionadas pelo mundo. Os cliques do fotógrafo Leslie Zhang são estrelados pelo embaixador da etiqueta Zhou Dongyu na companhia das modelos He Cong e Lian Jiyuan.
Colaborou Sabrina Pessoa