Aniversariante do dia, Adut Akech é eleita Modelo do Ano 2018
A jovem sudanesa cresceu em campos de refugiados e estreou nas passarelas internacionais em 2016
atualizado
Compartilhar notícia
No fim do ano, é comum que os sites liberem listas com as personalidades mais influentes dos últimos 12 meses. Para o Models.com, a modelo refugiada Adut Akech foi a manequim feminina de maior destaque em 2018. Em julho, a sudanesa teve reconhecimento mundial ao ser a segunda noiva negra, depois de 14 anos, a encerrar um desfile de alta-costura da Chanel.
A jovem, que completa 19 anos nesta terça-feira de Natal (25/12), nasceu em um campo de refugiados no Sudão do Sul. Viveu no Quênia até os 6, quando se mudou com a família para a Austrália. Foi lá que teve a primeira experiência como modelo, em um desfile organizado pela tia. Aos 16, assinou com a primeira agência. Essa foi a largada na carreira, que atualmente contempla campanhas e passarelas das principais marcas de luxo.
Vem comigo!
A campeã do Model of the Year Awards 2018 estreou em uma grande passarela em 2016, quando fechou o desfile de primavera/verão 2017 da Saint Laurent. Desde então, compôs o casting de dezenas de shows e desfilou na alta-costura da Dior e Givenchy, além de ter sido convidada pela Valentino para o Met Gala deste ano.
Nas semanas de moda da primavera/verão 2019, desfilou para grandes grifes como Fendi, Versace, Moschino e Marc Jacobs. Com mais de 260 mil seguidores no Instagram, ela é a capa da Vogue britânica deste mês.
Pelo Instagram, a modelo comemorou a novidade, agradecendo a todos os profissionais que a ajudaram ao longo do ano. Ela aproveitou também para parabenizar Gigi Hadid:
“Muito obrigada, de coração, a todos […] que votaram em mim para este título, significa muito. Obrigada a todas as minhas agências e agentes por tudo que vocês representam. Honestamente, eu não poderia ter imaginado um final melhor para 2018. Agora, estou pronta para ver o que 2019 tem a oferecer. Parabéns, Gigi Hadid, você é incrível!”
Model of the Year Awards 2018
Para chegar aos resultados do Model of the Year Awards, o site apura a opinião de 250 profissionais da indústria, entre eles designers, stylists, fotógrafos e editores. Além disso, abre espaço para que os leitores indiquem seus favoritos. Segundo a audiência, Gigi Hadid foi a modelo feminina mais popular. A premiação é dividida em 11 categorias e leva em conta o cenário internacional.
Adut não foi a única modelo negra da Chanel a ganhar o título: o jovem Alton Mason, que estreou na passarela da maison neste mês, foi eleito Modelo Masculino do Ano, além de Estrela Masculina de Mídias Sociais e Melhor Street Style Masculino – nesta última categoria, foi unanimidade para a indústria e público geral. Aos 21, foi o primeiro homem negro a desfilar profissionalmente pela grife francesa em 109 anos de existência da marca. O cantor Pharell Williams também participou da apresentação.
No segundo lugar de Modelo Feminina, os profissionais elegeram Adwoa Aboah, enquanto os leitores escolheram Bella Hadid – ano passado, elas foram as duas campeãs. Adwoa também ganhou o título de Estrela Feminina de Mídia Social, seguida pela modelo Chrissy Teigen. Na mesma categoria, Kendall Jenner e Bella foram as queridinhas do público.
A popstar Rihanna agradou a todos como Celebridade-Modelo do Ano. A atriz Millie Bobby Brown (indústria) e a cantora Dua Lipa (leitores) foram as vice-campeãs. O ator Timothée Chalamet, o cantor Shawn Mendes e o rapper A$AP Rocky foram os destaques masculinos.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira