Alta-Costura: Bouchra Jarrar retorna e estreantes prometem
A semana de moda do setor mais luxuoso da moda, com a temporada de primavera/verão 2020, acontecerá de 20 a 23 de janeiro em Paris
atualizado
Compartilhar notícia
Mais uma temporada de alta-costura se aproxima. De 20 a 23 de janeiro, Paris receberá as novidades de primavera/verão 2020 no mais alto nível de sofisticação e exclusividade. Afinal, trata-se do setor fashion mais luxuoso. Uma das novidades da semana de moda será a volta da marca homônima da estilista Bouchra Jarrar, que estava afastada do megavento. As estreantes Rahul Mishra, Imane Ayissi e Julie de Libran também prometem.
Vem comigo!
Em março de 2016, Bouchra Jarrar foi anunciada como a nova diretora criativa das linhas femininas da Lanvin, sucedendo Alber Elbaz. Foi quando a designer francesa encerrou as atividades da própria marca. Ela ficou na grife por cerca de 15 meses e entregou duas coleções marcantes.
Agora, de volta à etiqueta homônima, a estilista também retorna com todo gás à Semana de Alta-Costura. A apresentação será em 22 de janeiro, de acordo com o cronograma provisório.
Bouchra trabalhou aproximadamente 15 anos nos bastidores de grifes renomadas. Na maison Jean Paul Gaultier, por exemplo, atuou no departamento de joias.
A ligação com a high couture começou na label Christian Lacroix. Também foi diretora de estúdio da Balenciaga.
A designer abriu o próprio negócio em 2009. Ficou conhecida por criações disruptivas – que unem elegância e ousadia.
Assimetria, pegada punk, oversized e elementos desconstruídos se fundem ao mood clássico no DNA de Bouchra Jarrar. A francesa ganhou a denominação oficial de alta-costura em dezembro de 2013.
O spring/summer 2020 do setor mais prestigiado da moda também terá estreias de membros convidados. Conhecida pelo pilar sustentável, Julie de Libran costuma investir em vestidos que mesclam fluidez e delicadeza, com direto a uma dose romântica. A casa deve se apresentar em 22 de janeiro.
Para o dia seguinte, estão previstos os desfiles do designer indiano Rahul Mishra e de Imane Ayassi, de Camarões. Com cortes impecáveis, Mishra imprime traços de sua cultura com exuberância e texturas variadas. Já Ayassi aposta em uma moda festa que leva um toque casual, além da alfaiataria moderna.
Vale destacar que não é qualquer marca ou coleção que está apta a receber o título de alta-costura. Ao longo do ano, acontecem duas semanas voltadas a esse segmento – as programações estão entre as principais do circuito fashion mundial, em janeiro e julho. Esse é um dos diversos critérios do setor, estabelecidos pela Câmara Sindical da Alta-Costura.
As peças de haute couture exigem alto rigor técnico e são feitas à mão, sob medida, e somente em Paris. Geralmente, são vestidos, casacos ou itens de alfaiataria, usados em eventos de gala e tapetes vermelhos de premiações.
Além das novidades, o calendário de primavera/verão 2020 terá shows que já são figurinhas carimbadas, sempre muito aguardados. Na lista, estão Chanel, Dior, Elie Saab, Giambbatista Valli, Alexandre Vauthier, Givenchy e Schiaparelli.
Colaborou Rebeca Ligabue