metropoles.com

Alicia Silverstone revela segredo por trás do icônico xadrez dos anos 1990

Em entrevista à Vogue, a atriz de As Patricinhas de Beverly Hills entregou curiosidades sobre a estampa que foi hit na década

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paramount Pictures/Reprodução
Alicia Silverstone com terninho xadrez
1 de 1 Alicia Silverstone com terninho xadrez - Foto: Paramount Pictures/Reprodução

O filme As Patricinhas de Beverly Hills foi consagrado como uma referência para a década de 1990. Os figurinos do longa-metragem são icônicos, com destaque para o terninho amarelo e preto com estampa xadrez, que conquistou o espaço de queridinho da época. O conjunto aparece logo na cena de abertura do filme, sendo utilizado pela personagem principal Cher Horowitz, interpretada por Alicia Silverstone. Em entrevista recente à Vogue, a própria atriz contou detalhes minuciosos sobre o traje. Revelou, por exemplo, que a famosa padronagem quase foi azul ou vermelha.

Vem comigo!

Giphy/Reprodução

Lançado em 1995, o clássico da Sessão da Tarde foi vagamente baseado na obra literária Emma, de Jane Austen, e conta a história da entusiasta de moda Cher Horowitz. Já faz 25 anos que a patricinha se tornou um ícone fashion dos anos 1990, estendendo-se às seguintes gerações.

Os looks usados pela personagem continuam servindo como inspiração incontestável para produções com o frescor da década. O figurino é reconhecido de longe pela cor amarela. Contudo, Alicia revelou que outras tonalidades foram cogitadas para a peça.

“Havia três opções para a cena de abertura: uma versão azul, uma versão vermelha e uma versão amarela. Amy [Heckerling, a diretora] e Mona [May, a figurinista] decidiram que a versão amarela era a mais adequada para a cena”, entregou.

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
O filme Clueless (As Patricinhas de Beverly Hills) é considerado um clássico fashion

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
Lançado em 1995, o longa-metragem foi eternizado pelo figurino, que aparece logo no início

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
O visual em xadrez amarelo foi utilizado pela personagem principal, Cher Horowitz

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
O looks de Cher fazem sucesso até os dias atuais

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
A protagonista é Alicia Silverstone

 

Quem acompanhou a trama sabe que Cher utilizou o modelito para ir ao colégio, mas a própria atriz reconhece que não é uma vestimenta tão usual. “É uma referência a um uniforme de colegial comum, mas de um jeito elevado, chique, muito fashion. E também é muito absurdo. Imediatamente você é transformada, você é mergulhada neste mundo diferente, porque isso não é o que as pessoas normalmente vestem na escola”, opinou.

A combinação une jaqueta e saia, com etiqueta da italiana Dolce & Gabbana. Já o par de sapatos foi desenhado pela grife Mary Jane. Para arrematar a produção icônica, meias colegial 3/4, camiseta branca e, claro, o cardigã amarelo.

A comédia de Amy Heckerling gira ao redor da garota considerada a mais popular da escola, Cher. Na trama, a personagem principal tinha um closet moderno, coordenado e, até hoje, admirado. O filme também fez uma geração sonhar com o computador da estudante, que simulava os looks para ir ao colégio, sem precisar provar uma peça sequer.

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
Recentemente, a atriz deu uma entrevista à Vogue e revelou detalhes do longa-metragem

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
Alicia é reconhecida até hoje pelo papel

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
Outros conjuntinhos em xadrez são vistos no repertório

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
O clássico da Sessão da Tarde foi baseado na obra literária Emma, de Jane Austen

 

Filme As Patricinhas de Beverly Hills
O filme completou 25 anos em 2020

 

Por mais que a personagem seja atrelada à imagem da atriz até os dias atuais, Alicia também contou que não se interessava por moda antes das gravações, e que ficou irritada com as provas de roupas das 64 composições. “Eu só me lembro de quando estava filmando com Mona [figurinista], ela me irritava muito. Eu estava apenas tentando fazer esse trabalho, mas ficava pensando: ‘Por que essas roupas são tão importantes?’”, lembrou.

Na conversa, ela reconhece que no momento não tinha noção da proporção que o figurino iria tomar na moda e na história da década. Em entrevista ao programa Beyond the Marquee, em 2012, a figurinista Mona May revelou que ficou um ano estudando o cenário do período para criar e vestir o elenco.

“Pesquisei em desfiles de moda o que estava acontecendo em Paris, Milão e Londres, para trazer todas essas coisas novas, mas tinha que ornar com o roteiro, que era sobre esse grupo de meninas jovens. Então, transmitimos o espírito da moda para o colegial”, revelou.

Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?