Alibaba e Richement anunciam parceria com o site de varejo Farfetch
As três empresas se unem com o objetivo de intensificar as vendas on-line de produtos de luxo na China
atualizado
Compartilhar notícia
Os investimentos dos chineses em produtos de luxo continuam aumentando. Segundo estudo da consultoria Bain & Company, o setor cresceu 4% no mundo, impulsionado pelas vendas na Ásia. No entanto, a maior saída dos itens de grife é em lojas físicas. A fim de intensificar a movimentação on-line e acelerar a digitalização do mercado, a Ferfetch, o Alibaba Group e a Richermont fecharam uma parceria promissora.
Vem comigo!
De acordo com um comunicado conjunto das três empresas, o conglomerado suíço de luxo Richemont e o Alibaba, maior empresa de comércio eletrônico da China, estão investindo US$ 300 milhões, cada, na Farfetch. Os grupos também se comprometem a aplicar US$ 500 milhões na Farfetch China.
O acordo vem em boa hora. As vendas on-line vêm aumentando há anos e, quando se trata de itens premium, em particular, os consumidores da China tendem a optar pela experiência completa proporcionada pelas lojas físicas e pop-up stores das grifes. A fortuna conjunta dos bilionários desse país saltou 41% de abril de 2019 até julho deste ano, segundo relatório do banco Credit Suisse.
De olho no alto investimento da população nos itens de grife, marcas de moda lançaram, recentemente, uma série de coleções-cápsulas para celebrar as festividades do calendário chinês, como o Ano-Novo e o Dia dos Solteiros. As novidades luxuosas fizeram (e ainda fazem) sucesso na nação asiática. Mesmo durante a retomada econômica pós-quarentena, as lojas chinesas voltadas a esse público exibem longas filas nas portas.
Estratégias estão entrando em vigor em nível global a fim de atender a nova demanda dos jovens chineses bilionários por produtos de qualidade. Aliás, os consumidores locais representam um terço de todas as compras de artigos de luxo do mundo.
Anunciada neste mês, a mais recente parceria da varejista Farfetch resulta na abertura de canais de compras nas plataformas do Alibaba. “Este anúncio é um grande passo em nossa missão de conectar os curadores, criadores e consumidores da indústria da moda de alto padrão”, comunicou o fundador e CEO da Farfetch, José Neves.
Os grupos também irão estudar novas oportunidades para colaborar com a Farfetch, de maneira que possam oferecer novos serviços às marcas. “Esta parceria altamente complementar reúne algumas das principais plataformas de varejo e tecnologia de luxo do mundo, representando outro marco na estratégia do Alibaba para atender a demanda crescente por produtos premium na China”, disse Daniel Zhang, presidente e CEO do Alibaba.
Colaborou Sabrina Pessoa