Alfaiataria moderna e anos 1970 dão tom às coleções Resort 2020
Confira as novidades da Fendi, Givenchy, Oscar de la Renta, Emilio Pucci e Altuzarra para a temporada
atualizado
Compartilhar notícia
A alfaiataria continua a se atualizar na moda de luxo com designs contemporâneos e urbanos. Fendi, Givenchy e Oscar de la Renta são algumas grifes que investiram nessa tendência para o Resort 2020. O visual clássico ganha silhuetas modernas, recortes diferenciados e o shape oversized que tem feito sucesso no street style.
Assim como em várias coleções do outono/inverno 2019/20, as referências dos anos 1970 retornam nos trabalhos de marcas como Altuzarra e Emilio Pucci. Para esta meia-estação, elas trazem estampas abstratas com toque hippie e modelagens vintage.
Vem comigo!
Fendi
O filme Glória (1980), de John Cassavetes, é a inspiração do Resort 2020 da grife italiana. Para a temporada, a Fendi aposta na sensualidade elegante da protagonista Gloria Swanson, interpretada por Gena Rowlands (a então esposa do diretor). Desenvolvida por Silvia Venturini Fendi (diretora criativa de menswear, acessórios e infantil) em conjunto com a equipe de design, esta é a primeira coleção feminina da marca sem a direção de Karl Lagerfeld, morto em fevereiro deste ano. A empresa ainda se mantém em silêncio sobre o futuro do cargo anteriormente ocupado pelo kaiser, como informa o WWD.
Trench coats, saias midi e calças de alfaiataria marcam a cintura com sofisticação. Por outro lado, os casacos e conjuntos oversized dão um toque despojado e urbano, arrematado com tons vibrantes de vermelho e azul. Cinza, bege e marrom trazem sobriedade aos itens monocromáticos. Os anos 1980 surgem no ombro estruturado dos vestidos. Nas estampas, os destaques são os padrões geométricos e do clássico FF da label, na versão em itálico batizada de Karligraphy.
Nas imagens do lookbook, versões das bolsas Baguette e Peekaboo complementam os visuais.
Givenchy
A designer britânica Clare Waight Keller, diretora criativa da Givenchy, se baseou no street style para compor o novo trabalho de resort da marca. As novidades trazem uma alfaiataria contemporânea repleta de botões dourados e recortes. Detalhes estratégicos como golas, faixas e bolsos dão uma quebra aos itens mais sóbrios.
Já os vestidos de festa, apesar das modelagens retas e do visual moderno, não dispensam detalhes românticos como babados, plissados, laços e motivos florais.
Os calçados incluem botas com cano enrugado na altura do calcanhar e mules com salto bloco. Um mix de tamanco e chinelo lembra os okobos usados pelas gueixas. Estampas animais e coral vibrante colorem os casacos de shearling.
Oscar de la Renta
Neste resort, a dupla Laura Kim e Fernando Garcia traz uma paleta mais sóbria para a Oscar de la Renta, mas ousa nos detalhes e formas. Azul-marinho, branco e grafite compõem a maioria das novas peças, que exploram assimetrias e recortes desconstruídos. Nos vestidos e conjuntos, franjas e correntes adicionam movimento, brilho e delicadeza. O detalhe é inspirado em trajes militares do fim do século 18.
Segundo a marca, a inspiração da coleção vem do período em que o Japão começou a ser introduzido na cultura do ocidente. Um exemplo desse resgate é o vestido trabalhado em boro, técnica que transforma retalhos em tecidos.
A tendência das calças cargo surge com elegância e modelagem larga. Plissados e estampas florais dão tom a vestidos de festa cheios de volume, com direito a saias em comprimentos do mini ao longo.
Emilio Pucci
Marca conhecida pela rica estamparia, a Emilio Pucci viaja para a Polinésia no Resort 2020. As pinturas do artista pós-impressionista Paul Gauguin (1848-1903) servem como referência para os prints. Versáteis e com um ar diurno, as peças de prêt-à-porter dividem lugar com opções de moda praia, como biquínis.
Kaftans, vestidos e maiôs trazem um ar vintage dos anos 1960 e 1970, complementado pelos desenhos psicodélicos. Os vestidos e conjuntos são fluidos e festivos. A coleção foi desenvolvida pela equipe criativa da label, que está sem diretor criativo desde que Massimo Giorgetti deixou o cargo, em abril de 2017.
Altuzarra
Franjas, estampas boho e calças flare dão um ar folk e setentista à nova coleção de Joseph Altuzarra para sua grife homônima. Assim como na Fendi, a inspiração é cinematográfica. Nesse caso, vem do filme Três Mulheres (1977), do diretor Robert Altman. O longa conta a história de duas jovens que se conhecem em um spa de idosos e constroem uma amizade. A narrativa explora a troca de personalidades entre as duas e a relação das personagens com a chegada de uma terceira mulher ao enredo.
As peças em camurça e patchwork dão ainda mais força ao visual vintage do novo trabalho da marca norte-americana. Vestidos, jumpsuits e blusas. Listras, snakeskin print e pequenos motivos florais estampam diferentes modelos.
As coleções resort ou cruise são tradicionalmente apresentadas entre as temporadas de desfiles de outono/inverno e primavera/verão, de maio a julho. Funcionam como linhas intermediárias, ou de meia-estação, assim como as de pre-fall. A ideia surgiu para atender às jet-setters que se deslocavam a lugares com clima ensolarado para fugir do inverno. No entanto, como nem todas as pessoas viajam, as peças não se prendem só à temporada de verão e costumam ser repletas de opções para diversos climas.
Colaborou Hebert Madeira