A 20ª edição do Dragão Fashion Brasil vem aí. Saiba o que esperar!
Evento receberá desfiles, shows, palestras, workshops, feiras, exposições, apresentações de dança, bares e restaurantes
atualizado
Compartilhar notícia
O Dragão Fashion Brasil completa 20 anos em 2019 e, para marcar essa data tão importante, os idealizadores do projeto, Claudio e Helena Silveira, sediarão o evento em um novo local: o Aterro da Praia de Iracema.
A maior semana de moda autoral da América Latina receberá 36 desfiles, quatro balés, 20 shows, oito palestras, quatro workshops, sete bares, 14 restaurantes e até uma feira com foco em economia criativa, com 60 expositores.
No meridiano imaginário que divide o centro histórico de Fortaleza e a parte mais moderna da metrópole cearense, uma megaestrutura de 27 mil m². Batizado de Cidade Autoral, o espaço provisório terá duas salas de desfile, com capacidade para 1 mil pessoas cada, e uma passarela externa com 150 m de comprimento.
Vem comigo saber mais!
Acompanhando o crescente investimento em beachwear feito pelo DFB Festival nos últimos três anos, o tema que marca as duas décadas de história da semana de moda é a praia. “Para o cearense, a praia é mais do que um acaso geográfico. Ela traduz a vocação do nosso povo para o empreendedorismo e a inovação, dado o exemplo dos jangadeiros e das rendeiras”, explica Claudio.
Partindo dessa essência, a maior fashion week autoral da América Latina se apoiará, mais uma vez, no talento dos grandes nomes que permeiam a moda nordestina. Designers como Lindebergue Fernandes, David Lee, Wagner Kallieno, Almerinda Maria, Melk Z-da, Jeferson Ribeiro, Ronaldo Silvestre e Kallil Nepomuceno são alguns dos veteranos confirmados no lineup de 2019.
A força do varejo cearense será vista nos shows da Flee, Parko e Homem do Sapato, enquanto o compromisso com a cadeia produtiva do estado será reafirmado por meio de quatro desfiles correalizados por entidades representativas.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará promoverá uma apresentação da etiqueta Água de Coco; o Sinditêxtil mostrará um preview dos lançamentos da Jangadeiro Têxtil; o SindiRoupas apresentará a estreia da marca Matias, do estilista Deoclys Bezerra; e o Sebrae-CE levará uma coleção criada a partir do programa Rota das Emoções, que reúne artesãos dos municípios da Rota de Jericoacoara.
Entre as marcas estreantes estão Baba (CE), Chico Marinho (AL), Vitor Cunha (CE) e as cariocas ESC e Marju. Silvânia de Deus, um dos nomes mais longevos do agora denominado Distrito Criativo Iracema, encerra o evento, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio.
Como de costume, o Concurso dos Novos reunirá estudantes de todo o país. Instituições do Ceará, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo disputam o prêmio de R$ 10.000 neste ano.
Nos bastidores, o comando dos desfiles, tradicionalmente feito por Claudio Silveira, ganha um reforço de peso: Claudio Santana. Responsável por vários shows do New York Fashion Week, São Paulo Fashion Week e Korea Fashion X Passion, o diretor de passarela assina todas as apresentações da edição 2019.
Na programação cultural, o DFB organiza, a partir do dia 14, a exposição Grandes Olhares, no Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF). A mostra, montada exclusivamente para o festival, reúne pérolas do seu acervo de profissionais, como Richard Avedon, Otto Stupakoff, Luiz Tripoli, Horst P. Horst, Milton Greene e Leo Faria.
Na Cidade Autoral, a semana de moda sedia três exposições: uma pequena extensão do trabalho exibido no Museu da Fotografia; uma timeline dos 20 anos do DFB; e uma instalação do estilista David Lee apresentada no London Fashion Week no início deste ano.
No dia 18 de maio, o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para uma tarde de autógrafos em homenagem ao seu livro homônimo. O lançamento será no Auditório Senac, espaço onde ocorrem os talk shows e mesas-redondas do Dragão Pensando Moda.
A parte voltada à formação profissional, inclusive, está imperdível. Em 2019, a iniciativa feita em parceria com o Senac terá palestras com o consultor e estilista Dudu Bertholini, o diretor criativo da Animale, Vitorino Campos, o criador da label sustentável Ahlma, André Carvalhal, o idealizador do seminário Homem Brasileiro, Mario Queiroz, e o diretor de marketing e exportação da Água de Coco, Renato Thomaz.
Para embalar os sunsets que antecedem os desfiles, estão confirmados a banda Melim, MC Pocahontas, Two Folks e Marcelo Jeneci, além de outras apresentações, ainda não divulgadas.
O DFB também firmou uma parceria com a Enel, que vai realizar a coleta seletiva de todos os resíduos gerados. Além disso, na manhã do sábado (18/05/2019), Claudio Silveira e um squad de modelos irão promover uma ação de praia limpa nas areias do Aterro.
Confira a programação do DFB Festival 2019:
Quarta (15/05/2019)
17h30 – Coletiva de Imprensa
19h – Chico Marinho + Caio Nascimento
19h30 – Almerinda Maria
20h – Homem do Sapato
20h30 – Gisela Franck
21h – Fiec apresenta Água de Coco
Quinta (16/05/2019)
17h30 – Senac-RJ apresenta ESC
18h30 – Vitor Cunha + Saldanha
19h – Senac-CE apresenta Cariri Visceral + Bruno Olly
19h30 – Sinditêxtil apresenta Jangadeiro Têxtil
20h – David Lee
20h30 – Rendá, por Camila Arraes
21h – Wagner Kallieno
Sexta (17/05/2018)
17h30 – Senac-RJ apresenta Marju
18h30 – Concurso dos Novos (Ateneu, Fanor, Sta. Marcelina, UNAMA)
19h – Jeferson Ribeiro
19h30 – SindiRoupas apresenta Matias
20h – Melk Z-Da
20h30 – Sebrae apresenta Rota Jeri + Lindebergue Fernandes
21h – Kallil Nepomuceno
Sábado (18/05/2019)
17h30 – Parko
18h30 – Concurso dos Novos (Unifor, UTFPR, UFPI, Veiga de Almeida)
19h – Baba
19h30 – D’Aura
20h – Ronaldo Silvestre
20h30 – Flee
21h – Silvânia de Deus
Serviço:
DFB Festival 2019
15 a 18 de maio
Aterro da Praia de Iracema
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Colaborou Danillo Costa