Quinze exposições de moda para visitar até o fim de 2020
Além da história da indumentária e da indústria, as mostras estão cheias de obras de arte. Confira o calendário
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada recente do novo ano, a temporada de novas experiências e aumento de conhecimentos já está aberta. Para enriquecer a bagagem das fashionistas que irão pegar as malas e circular pelo Brasil ou mundo afora, a coluna elencou as principais exposições de moda previstas para 2020.
Vem comigo conferir a programação!
Zandra Rhodes: 50 anos de sucesso
A estilista britânica com as madeixas rosa pink, que já desenhou peças para a princesa Diana e inúmeras celebridades, ganhou uma exposição em Londres para celebrar a trajetória icônica da profissional. A retrospectiva de sucesso mostra 30 estampas exclusivas e os principais 50 looks da designer – incluindo as primeiras criações inspiradas no movimento artístico Pop Art.
Data: até 26 de janeiro
Local: Fashion and Textile Museum, em Londres
Preço: 9,90 libras
Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana
Intitulada como um dos berços da moda, a Itália contribui até hoje para o segmento de luxo. Os rumos que levaram a produção do país europeu a ganhar identidade, prestígio e reconhecimento mundial são tema da exposição no Brasil. O curador e historiador João Braga mostra estilistas, criações, eventos e demais contribuições do país ao setor, dos anos 1950 até os dias atuais.
Data: até 02 de janeiro fevereiro
Local: Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo
Preço: Entrada gratuita
Accents of Style
A exposição explora as temáticas abordadas pelo designer Giorgio Armani em uma narrativa que trata da atualidade, associa a lógica ao fantástico e incorpora ideias de ergonomia e sofisticação.
Data: até 20 de fevereiro
Local: museu Armani/Silos, em Milão
Preço: 12 euros
Marche et démarche: uma história dos sapatos
A trajetória dos calçados é apresentada desde a Idade Média até os dias atuais. A exposição também mostra o status, a caminhada dos acessórios, costumes e culturas. Estão incluídos os modelos esportivos, aqueles desenhados para acompanhar os passos de dança, peças usadas por militares e os designs mais ousados.
Data: até 23 de fevereiro
Local: Musée des Arts Décoratifs, em Paris
Preço: 11 euros
Christian Louboutin: l’Exposition
Para a primavera, o minucioso processo criativo do designer de sapatos reconhecido mundialmente pelas famosas solas vermelhas será exposto em Paris. As inspirações que perfumam os desenhos de Christian Louboutin também estarão em exibição.
Data: de 25 de fevereiro a 26 de julho
Local: Palais de la Porte Dorée, em Paris
Preço: 12 euros
Kimono: Kyoto to Catwalk
Com origem na cultura japonesa, a peça de vestuário se tornou icônica. Do modelo que Alexander McQueen desenhou com exclusividade para a cantora Björk até os figurinos no filme Guerra nas Estrelas, o quimono passou a ser aderido em massa! Essa exposição conta com 315 peças para contar a história do item, buscado suas origens em 1660 e vindo até os dias atuais.
Data: de 29 de fevereiro a 21 de julho
Local: Victoria & Albert, em Londres
Preço: 12 euros
Sustainable Thinking
A moda caminha de mãos dadas com a arte faz séculos, mas a macrotendência de sustentabilidade é uma abordagem recente no mercado. A mostra tem como propósito gerar reflexão sobre o tema dentro da indústria. Novos materiais ecológicos, desenvolvimento e produção sustentáveis são os motes da exposição.
Data: até 08 de março
Local: Salvatore Ferragamo, na Itália
Preço: a partir de 9 euros
Thierry Mugler Couturissime
A primeira retrospectiva dedicada à carreira do estilista Thierry Mugler desembarca na Holanda com mais de 150 looks, fotografias, ilustrações e arquivos pessoais produzidos ao longo dos 35 anos de carreira do designer. Entre as peças, está o vestido usado por Lady Gaga no clipe Telephone, da coleção outono/inverno 1996.
Data: até 08 de março
Local: Kunsthal Rotterdam, em Roterdão, Holanda
Preço: 14 euros
Andy Warhol
Uma coleção de fotografias do rei da Pop Art será exposta em Londres. Andy sempre flertou com o universo fashion e já foi ilustrador de moda para revistas como Haper’s Baazar, Glamour e Madmoiselle. A grande retrospectiva do artista apresenta fotos clássicas, como as de Marilyn Monroe, e as garrafas de Coca-Cola.
Data: 12 de março a 06 de setembro
Local: Tate Modern, em Londres
Preço: 22 libras
Bags: Inside Out
O acessório passou a ser item indispensável na rotina dos fashionistas, de mochilas, bolsas Birkin até malas Louis Vuitton. A nova mostra exibirá mais de 300 modelos de bolsas para exemplificar a função, o status e a mão de obra das mais famosas bags da história.
Data: 25 de abril a 31 de janeiro de 2021
Local: Victoria & Albert Museum, em Londres
Preço: Ainda não divulgado
About Time: Fashion and Duration
Para celebrar os 150 anos do Met, o curador Andrew Bolton apresentará um século e meio de história da moda tomando como base o vasto acervo do museu. A maior exposição anual de moda tem ligação direta com o Met Gala e já gera burburinhos na internet a respeito dos looks que irão riscar o tapete vermelho do evento.
Data: 7 de maio a 7 de setembro
Local: Metropolitan Museum of Art, em Nova York
Preço: 25 dólares
Power Mode: The Force of Fashion
Muitos afirmam que a moda é poderosa, mas como mensurar esse poder? A exibição expõe os inúmeros papéis que a indústria desempenhou ao longo dos anos e, quem passar por lá, poderá conferir mais de 50 peças inéditas.
Data: 7 de maio a 7 de setembro
Local: Metropolitan Museum of Art, em Nova York
Preço: 25 dólares
In Pursuit of Fashion: The Sandy
O arquivo pessoal de Sandy Schreier agora pode ser visitado por qualquer fashionista ou entusiasta da moda. As impecáveis peças da Alta Costura francesa e americana se mesclam aos itens exclusivos do ready to wear lançados no século 20.
Data: até 17 de maio
Local: Metropolitan Museum of Art, em Nova York
Preço: 14 dólares
Prada, Front and Back
Uma das casas de moda com maior influência no mundo terá sua primeira grande mostra. A exposição apresenta o processo criativo, inspirações e as principais criações da Prada que traduzem a essência da modernidade, além das colaborações mais marcantes de Miuccia Prada – estilista que mudou a maneira como as pessoas se vestem desde os anos 1970.
Data: a partir de setembro
Local: The Design Museum, em Londres
Preço: Ainda não divulgado
Dior
O homem certo, no lugar certo e na hora certa. Christian Dior fez a história e a trajetória da marca homônima, com 22 coleções, que será exposta na Holanda. O trabalho do estilista pioneiro influenciou as criações dos sucessores da casa, como Marc Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.
Data: de 10 de outubro a 28 de fevereiro de 2021
Local: Kunstmuseum Den Haag, em Haia
Preço: 15 euros
Colaborou Sabrina Pessoa