14 estilistas mostram momentos do home office durante quarentena
Em tempos de distanciamento social, designers de marcas renomadas compartilham como está sendo trabalhar em casa
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia causada pelo novo coronavírus tem levado a economia e indústrias à estagnação. No mercado fashion, não foi diferente. Enquanto o setor passar por incertezas, a moda testa novos formatos e traça estratégias diferenciadas, como as fashion weeks 100% on-line. Para não deixar a roda parar, estilistas trabalham e se organizam de casa. E, claro, compartilham os momentos do home office. Criação, pensamentos e planos continuam a todo vapor.
Vem comigo conferir os registros!
A moda tem migrado para o digital. Compras, desfiles, entrevistas com transmissões ao vivo, assim como os registros dos trabalhos em backstage, são compartilhados nas redes sociais com os fãs e fashionistas que acompanham o árduo trabalho dos diretores criativos das principais etiquetas.
Com a maioria da população cumprindo o isolamento social, o home office passou a ser uma realidade para todos. Os estilistas não ficaram de fora.
Aos 34 anos, Olivier Rousteing continua sua trajetória na Balmain. De casa, o designer dá forma às suas criações por meio das ilustrações e moulage, técnica de modelagem avançada na qual a roupa é construída diretamente sobre o manequim.
Em entrevista ao shopping Cidade Jardim, realizada ao vivo no Instagram do mall, Olivier afirma que a pandemia nos mostra que é tempo para reflexão.
“Devemos repensar! Não estamos todos no mesmo barco e não devemos cobrar a mesma atitude de todos. Cada um terá uma atitude diferente! Por exemplo, se um estilista não quer estar no Instagram, ele não deve ser julgado ou cobrado por isso, se ele não gosta. No meu caso, em nome da Balmain, eu amo criar. Uma coleção me leva a outra e não consigo pensar agora em ter apenas uma por ano”
Olivier Rousteing
A estilista e influenciadora digital brasileira Carol Bassi trocou a bancada de trabalho pelo chão de casa para mudar o ambiente de produção. A blogger aproveitou o momento para fazer um registro e publicar nas redes sociais.
Donatella Versace também tem compartilhado fotos do trabalho remoto com seus 5 milhões de seguidores. Além disso, a designer abriu mão do salário milionário para reduzir custos, e doou 200 mil euros para ajudar no combate ao coronavírus na Itália.
Enquanto Aerin Lauder fez da mesa de café da manhã um escritório, Tory Burch aproveitou o fim de semana da Páscoa para postar uma foto do escritório improvisado na sala de casa. Em meio a inúmeros papéis, a empresária compartilhou uma mensagem positiva.
“Eu costumava dizer para a minha equipe que era dia após dia, agora, é hora após hora. Vamos superar isso tudo nos mantendo positivos, nos apoiando e ouvindo boas notícias dos cientistas. Espero que todos estejam seguros e tenham um ótimo fim de semana”, desejou.
Ao jornal diário The Guardian, estilistas partilham detalhes dos ambientes escolhidos para o teletrabalho. Da escrivaninha ao jardim, os diretores criativos registram o escritório do dia e detalham a nova rotina.
Na mesa de Erdem Moroglu e Simone Rocha, muitas canetas, canecas e livros. Já Stuart Vevers compartilha objetos vintages, além de itens de papelaria.
O casal de empresários Justin Thornton e Thea Brega divide a direção criativa da Preen por Thornton Bregazzi, a moradia e até o escritório improvisado no jardim.
Diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton e grande nome do streetwear, Virgil Abloh preferiu selecionar obras de arte para adornar e inspirar o set organizado para as transmissões ao vivo, como DJ.
Christopher Kane, Stephen Jones e Michael Halpern utilizam mesas espalhadas pela casa como locais para os novos escritórios do trabalho. Lápis de cor, canetas marcadores e papéis são os itens indispensáveis nas bancadas.
Durante a quarentena, estilistas do mundo todo continuam os trabalhos de casa. Cada um no seu ritmo e nos caminhos que as marcas estão desenhando. Otimistas, designers também propagam mensagens de esperança sobre o coronavírus, enquanto idealizam os próximos passos.
Colaborou Sabrina Pessoa