Volta às aulas: Secretaria de Educação elabora protocolo para rede privada
As instituições particulares de ensino do DF poderão retomar as atividades presenciais na próxima segunda-feira (27/7)
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do Distrito Federal elaborou um protocolo com orientações sanitárias para o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares da capital do país.
As instituições de ensino privadas poderão retomar as atividades presencialmente na próxima segunda-feira (27/7). As aulas estão suspensas desde março no Distrito Federal.
O documento reúne informações sobre o distanciamento social e a limpeza dos espaços físicos diante do risco de disseminação do novo coronavírus.
A pasta orienta que os gestores das instituições de ensino particulares definam escalas de revezamento entre os profissionais e afastme do trabalho presencial pessoas do grupo de risco.
A Secretaria de Educação aconselha, também, que as escolas privadas adotem o sistema híbrido estabelecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para as unidades públicas.
O protocolo proposto orienta que, caso algum aluno apresente febre ou outros sintomas de Covid-19, o estudante deve ser levado para uma sala reservada até o comparecimento dos responsáveis.
O documento elaborado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) foi encaminhado ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF).
Confira:
Protocolo de Retorno by Metropoles on Scribd
Na rede pública
A Secretaria de Educação divulgou no dia 13 de julho o cronograma para a retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino do DF.
Os primeiros alunos a regressarem serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os da Educação Profissional. Em 8 de setembro, será a vez dos matriculados no ensino médio.
No dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola do Parque da Cidade – Proem. Em 21 de setembro, voltam os anos iniciais, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque.
Para a educação infantil, a retomada está marcada para 28 de setembro, enquanto que para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais estão previstas para 5 de outubro.
Os centros interescolares de línguas continuarão tendo atividades exclusivamente remotas.
Confira o calendário
- 31 de agosto: início das aulas presenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional;
- 8 de setembro: início das aulas do ensino médio;
- 14 de setembro: início das aulas dos anos finais do ensino fundamental, incluindo a Escola Parque da Cidade (Proem);
- 21 de setembro: início das aulas dos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a Escola Meninos e Meninas do Parque;
- 28 de setembro: início das aulas da educação infantil;
- 5 de outubro: início das aulas do ensino especial, educação precoce e classes especiais.
Rotina
Para manter o distanciamento social, a Secretaria de Educação optou por um modelo híbrido. Metade dos estudantes de cada turma irá à escola presencialmente em uma semana, enquanto os demais farão atividades virtuais ou impressas – no caso daqueles que não tiverem acesso. Na semana seguinte, o sistema será invertido. A alternância irá até o fim do ano letivo, em janeiro.