Vice da OAB-DF acusa presidente de usar entidade para tentar reeleição
Daniela Teixeira diz que ela e outros dirigentes não foram convidados para almoço organizado por Juliano Couto em homenagem a professores
atualizado
Compartilhar notícia
A antecipação da disputa eleitoral na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF detonou uma crise no comando da entidade. Em mensagem enviada pelo WhatsApp nesta quinta-feira (19/10), a vice-presidente, Daniela Teixeira, acusou o presidente, Juliano Costa Couto, de usar a estrutura da OAB-DF para promover a própria reeleição.
O gatilho para a crise foi a realização de um almoço, na quarta-feira (18), em comemoração ao Dia dos Professores, no qual foram homenageados advogados que ministram aulas de direito no DF. Mais de 200 docentes receberam uma placa simbólica pelo momento.
No entanto, Daniela, vários conselheiros e docentes da Universidade de Brasília (UnB) não foram convidados para a festa e sequer haviam sido informados da celebração, o que irritou quem ficou de fora do encontro. “Muito triste o que aconteceu ontem [quarta]. Eu soube pelas redes sociais às 16h. Juliano fez um evento de campanha, essa é a verdade”, diz Daniela na mensagem.[Juliano Costa Couto] Chamou apenas quem ele quis. Entregou placas e troféus que foram feitos com 30 dias de antecedência. Se é evento de campanha, não pode usar o nome da OAB, funcionários da Ordem e muito menos dinheiro da entidade. Se é institucional, a vice-presidente e os conselheiros têm que ser chamados. Isso é um completo absurdo. Na saga pela reeleição, o presidente-candidato esqueceu da gestão
Trecho de mensagem enviada pelo WhatsApp pela vice-presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira
Após o caso repercutir negativamente entre a categoria, Juliano enviou mensagem em grupos de WhatsApp para tentar arrefecer os ânimos. Segundo o presidente da OAB-DF, houve “falha na comunicação”.
Esse evento é feito com carinho desde a gestão passada, idealizado por Ibaneis [Rocha, ex-presidente da OAB-DF]. Existiram erros na comunicação? Sim. O setor de eventos já teve sua ‘puxada de orelha’
Juliano Costa Couto, presidente da OAB-DF
Procurado pelo Metrópoles, Juliano Costa Couto negou que esteja em campanha. “Não sou candidato, sou presidente da OAB. Estou terminando um tratamento quimioterápico – vou fazer minha última sessão –, e ainda não pensei nas eleições. Não sei nem se serei candidato.”
Costa Couto acrescentou que docentes da UnB foram convidados para participar da homenagem, mas podem ter ocorrido problemas no envio do e-mail. “A OAB tem um grupo de professores que coordenou os trabalhos de distribuição dos convites, por meio eletrônico. Lamentamos o fato de alguns não terem recebido. Parte das mensagens deve ter sido classificada como spam ou voltado se alguma caixa de entrada estava cheia.”
Disputa eleitoral
As eleições na OAB-DF devem ser realizadas em novembro de 2018. Quem vencer a disputa comandará a entidade pelo triênio 2019-2021.
*Colaborou Manoela Alcântara