metropoles.com

TJDFT suspende decisões que impediam cobrança de impostos durante pandemia

O presidente da Corte entendeu que liminares podem lesar ordem, saúde e economias públicas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES
Prédio TJDFT
1 de 1 Prédio TJDFT - Foto: GIOVANNA BEMBOM/METRÓPOLES

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, suspendeu, na noite dessa segunda-feira (18/05), liminares que impediam a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de empresas durante a pandemia do novo coronavírus. Agora, sanções por inadimplência também podem ser aplicadas.

A Procuradoria-Geral do DF (PGDF) entrou na Justiça contra quatro decisões. Em um dos casos, a 6ª Vara da Fazenda Pública do DF deferiu parcialmente liminar para impedir que o Governo do Distrito Federal (GDF) aplicasse qualquer penalidade, por 60 dias, a contar da reabertura do comércio, ao ParkShopping referente ao não pagamento do IPTU de maio de 2020.

O presidente do TJDFT entendeu que as liminares “demonstram potencialidade lesiva” à ordem, à saúde e às economias públicas.

“A existência de moratórias de forma indiscriminada em desfavor do Ente Público requerente possui o condão de provocar graves riscos às finanças públicas, e, por conseguinte, comprometer até a plena prestação de serviços públicos essenciais à saúde da população em tempos de pandemia”, assinalou Neiva.

À Justiça, a PGDF alegou que há possibilidade de colapso nas contas públicas, caso sejam mantidas as decisões. O governo local destacou que, durante a pandemia do coronavírus, a presença do Estado é extremamente necessária e a arrecadação tributária, a maior fonte de receita pública distrital.

5 imagens
Projeto piloto, ainda sem valores, deve ser financiado pelo BID
Com a grande queda do consumo no varejo, setor espera que os últimos meses salvem o ano
Loja passando por limpeza antes da reabertura
A desinfecção é uma das exigências para que o funcionamento continue durante a pandemia
1 de 5

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, suspendeu decisões liminares que impediam cobrança de impostos durante pandemia do novo coronavírus

2 de 5

Projeto piloto, ainda sem valores, deve ser financiado pelo BID

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
3 de 5

Com a grande queda do consumo no varejo, setor espera que os últimos meses salvem o ano

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
4 de 5

Loja passando por limpeza antes da reabertura

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

A desinfecção é uma das exigências para que o funcionamento continue durante a pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A PGDF frisou ainda que a perda na arrecadação, sem contar com as decisões que suspendam a cobrança dos impostos, é estimada em R$ 1,19 bilhão na receita anual do ICMS e de R$ 279,40 milhões, com relação ao ISS.

Confira a decisão do presidente do TJDFT:

TJDFT suspende decisões que… by Metropoles on Scribd

No início de maio, a 8ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal suspendeu, por 90 dias, o pagamento de ICMS de uma loja de brinquedos do DF. De acordo com decisão liminar da juíza Mara Silda Nunes, a empresa está “impossibilitada de exercer suas atividades comerciais” devido ao período de isolamento estabelecido para conter a disseminação do novo coronavírus e, portanto, não tem como arcar com as despesas no momento.

“É fato público e notório que o DF está em situação de calamidade pública e em razão disso a impetrante (empresa) está impossibilitada de exercer suas atividades comerciais, portanto, evidentemente, não há possibilidade de recolhimento de impostos”, anotou a magistrada na decisão.

O mandado de segurança foi impetrado pela Cia Toy. Em todo o DF, são 12 unidades da empresa sem funcionar desde março, quando o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fechamento do comércio em virtude da pandemia provocada pela Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?