TJDFT registra 60 casos de coronavírus entre servidores e magistrados
Segundo o órgão, boa parte dos infectados estava em teletrabalho no momento do diagnóstico. Pelo menos funcionários dois morreram
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou, até essa terça-feira (23/06), 60 casos confirmados do novo coronavírus entre servidores e magistrados.
O TJDFT disse à coluna Grande Angular que “boa parte dos servidores infectados já estava em teletrabalho no momento do diagnóstico”.
Os casos de Covid-19 no tribunal local tiveram “aumento considerável” no mês de junho. De acordo com o órgão, esse crescimento coincidiu com o período de maior avanço da doença no DF, que ocorreu após a reabertura do comércio.
A coluna publicou, nessa terça-feira (23/06), que o desembargador João Egmont Leôncio Lopes foi infectado e se recupera no Hospital DF Star. Ele chegou a passar um dia na UTI, mas reagiu bem e repousa em um quarto.
Em 13 de junho, o servidor Roberto Heber de Carvalho, lotado na Central de Serviços de Tecnologia da Informação do TJDFT, morreu por complicações decorrentes da contaminação por coronavírus.
O tribunal local informou que tem conhecimento também do caso de um terceirizado que foi a óbito na semana passada em decorrência da Covid-19.
Ações
O TJDFT decidiu, em sessão do Conselho Especial nessa terça-feira (23/06), que vai manter o teletrabalho até, pelo menos, 31 de agosto. O regime especial foi instituído em meados de março.
Segundo o órgão, o percentual mínimo de servidores que ainda frequenta as instalações do órgão tem à disposição máscaras e álcool em gel.
Uma equipe de médicos atende na modalidade teleconsulta 24 horas, incluindo fins de semana e feriados, a fim de diagnosticar precocemente os casos suspeitos e rastrear os contactantes, segundo o TJDFT.
“Todos os casos suspeitos e confirmados (incluindo os assintomáticos), assim como os contactantes, são acompanhados e monitorados diariamente por enfermeiros e médicos do TJDFT. Um programa de triagem, estabelecido nos últimos 30 dias, está realizando testes rápidos e solicitando exames laboratoriais aos servidores com maior risco de contágio”, disse o tribunal.
Covid-19 no DF
O Distrito Federal contabilizou, até a noite dessa terça-feira, 432 mortes por coronavírus e 35.368 infectados. Desse total, 23.164 (65,5%) se recuperaram.
A Secretaria de Saúde considera como recuperados aqueles pacientes que tiveram os primeiros sintomas há mais de 14 dias e não estão hospitalizados.