Testes em massa no DF começam por pessoas com sintomas de gripes
Pessoas nessas condições passarão por exames que serão feitos em pontos de drive-thru distribuídos em Águas Claras e no Plano Piloto
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta terça-feira (21/04) a testagem em massa para o novo coronavírus na população do Distrito Federal. Os exames serão aplicados por meio de drive-thru. Inicialmente, serão distribuídos 100 mil testes.
A primeira fase será realizada no Plano Piloto e em Águas Claras, regiões com maior incidência da Covid-19. O grupo prioritário será formado por pessoas com sintomas de gripes, incluindo febre, informou a Secretaria de Saúde do DF.
Os cidadãos devem estar com sintomas há, no mínimo, sete dias, conforme orientação dos fabricantes dos testes. É preciso levar documento de identificação e comprovante de residência.
As pessoas que forem aos pontos de testagem serão cadastradas na entrada e passarão por triagem de temperatura que será feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), por meio de câmaras térmicas.
No Plano Piloto, os exames serão realizados no Estádio Mané Garrincha e em estacionamentos do Parque da Cidade. Em Águas Claras, o drive-thru vai funcionar na Unieuro, Uniplan e na Residência Oficial do Governador. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ordem de chegada
A testagem será feita por ordem de chegada, dentro do veículo. É proibido descer sem orientação da equipe do GDF, segundo a Secretaria de Saúde do DF.
A pasta orientou, também, que os cidadãos interessados na testagem devem sair de casa utilizando máscaras faciais. A recomendação é de que cada carro deve ter no máximo quatro pessoas.
Os profissionais de saúde, devidamente identificados, aplicarão os testes. Para esse serviço, a Secretaria de Saúde do DF montou equipes com apoio de técnicos de enfermagem e enfermeiros do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).
“Queremos testar 15% da população, ou cerca de 450 mil pessoas, até o final de maio, quando as aulas devem retornar”, afirmou o governador Ibaneis Rocha (MDB), à coluna Grande Angular, do Metrópoles.
O governador destaca que a quantidade não é suficiente para testar todos os moradores do DF. Por isso, na primeira fase, a prioridade será para aqueles que têm sintomas de gripe. “Teste não cura, mas orienta as políticas públicas de saúde e do controle da doença”, ressalta.
Tipos de testes
Serão usados dois tipos de exames para detecção exclusiva do coronavírus nessa testagem em massa. Um teste utiliza uma gota de sangue para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM) que funcionam como defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em 30 minutos e o doente vai recebê-lo após a coleta.
O outro exame usa material da garganta e do nariz do paciente através de um swab (cotonete), que será analisado em laboratório. O resultado é mais demorado e sai em até 48 horas.