metropoles.com

Sesc e Senac no DF recorrem de decisão do STF que restabeleceu corte de 50%

O ministro Dias Toffoli derrubou liminar que suspendia a medida provisória que determina a redução da contribuição destinada ao Sistema S

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Distrito Federal recorreram da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que restabeleceu a validade da medida provisória que reduz em 50% as alíquotas das contribuições das empresas destinadas ao financiamento do Sistema S.

Como mostrou a Grande Angular, a juíza Ângela Maria Catão Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), acatou o pedido apresentado pelo Sesc-DF e Senac-DF e proferiu liminar sustando os efeitos do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A decisão, no entanto, foi derrubada por Toffoli. O presidente do STF acolheu recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que argumentou que o objetivo da medida provisória era desonerar as obrigações fiscais das empresas em meio à pandemia do novo coronavírus.

No recurso, apresentado nesta quinta-feira (21/05), o escritório contratado pelo Sesc-DF e Senac-DF argumenta que o corte das contribuições não causa alívio às empresas mais afetadas pela crise, já que os pequenos negócios não contribuem com o Sistema S.

“Os prejuízos decorrentes do corte são muito maiores e atingem, principalmente, quem mais precisa de socorro. O Sistema S terá de demitir funcionários e cursos profissionalizantes podem ser interrompidos, por exemplo”, explicou o advogado Johann Homonnai Júnior, sócio do escritório do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Homonnai destaca que a manutenção da decisão que suspendeu reduzir a contribuição “evitará a interrupção de relevantes e insubstituíveis ações sociais, nelas incluída a construção de um Hospital de Campanha, numa época de aguda crise”.

Confira:

Agravo Suspensão Segurança … by Metropoles on Scribd

5 imagens
A juíza  Ângela Maria Catão Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), suspendeu a medida provisória que estipulava o corte
Pedido foi apresentado pelo Sesc e Senac-DF
Fachada Sesc
Sesc-DF também atua na testagem de comerciários
1 de 5

Corte de 50% ameaça programas sociais do Sesc e Senac no DF

Divulgação
2 de 5

A juíza Ângela Maria Catão Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), suspendeu a medida provisória que estipulava o corte

DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
3 de 5

Pedido foi apresentado pelo Sesc e Senac-DF

Reprodução
4 de 5

Fachada Sesc

Imagens Portal SESCSP/Flickr
5 de 5

Sesc-DF também atua na testagem de comerciários

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?