Secretaria de Educação concede 2.060 aposentadorias em 2019
A reforma da Previdência e a conclusão de 30 anos de um dos maiores concursos da pasta contribuíram para a quantidade de benefícios pedidos
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do DF concedeu 2.060 aposentadorias em 2019. Do total, 1.419 são professores e 641, profissionais de outras áreas.
Segundo a pasta, há pelo menos dois motivos para a quantidade registrada: a reforma da Previdência, que impulsionou pedidos de antecipação da aposentadoria; e o fato de um dos maiores concursos da secretaria ter completado 30 anos, tempo necessário para garantir o direito à inatividade.
Com a saída desses funcionários, permanecem trabalhando 26.403 servidores da carreira de magistério, 9.007 da carreira de assistência e 10 mil empregados temporários.
De acordo com dados do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF), a Educação aposentou 1.864 profissionais no ano passado e 2.132 em 2017.
Nos últimos anos, segundo a Secretaria de Educação, foram realizados concursos e nomeações suficientes para manter estável o quantitativo de servidores, incluindo o de professores.
Mas a diretora do Sindicato dos Professores local (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa disse que “há uma distância enorme entre número de aposentados e o de novos educadores”. “Sabemos disso pela experiência, pelo dia a dia na escola e pelo grande número de temporários”, afirmou.
A contatos do WhatsApp, a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kelly Bueno, comentou as aposentadorias concedidas em 2019.
Confira a mensagem encaminhada nesta quinta-feira (12/12/2019):