metropoles.com

Reabertura das escolas públicas do DF começa com reuniões e sem aulas

Segundo o governador Ibaneis Rocha, as primeiras atividades serão reuniões estratégicas da direção e coordenação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos andando em frente a muro de escola azul
1 de 1 Alunos andando em frente a muro de escola azul - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

As escolas públicas do Distrito Federal se preparam para retomar as atividades a partir de 3 de agosto, mas não haverá aula nesse dia. O retorno dos alunos ocorrerá de forma gradual.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, após encontro com representantes do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) nesta quarta-feira (8/7), que esse dia será o início da retomada dos trabalhos nas unidades, o que inclui reunião estratégica da direção, coordenação, limpeza e planejamento das merendeiras.

A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (8/7) e contou com participação da deputada distrital Arlete Sampaio (PT). “O que houve foi um entendimento das duas partes, do governo com os professores, o que é muito proveitoso”, afirmou Ibaneis. “Não significa que a partir do dia 3 eu vou colocar todos os alunos dentro das escolas”, pontuou.

3 imagens
Segundo decreto publicado pelo GDF, alunos e professores do grupo de risco atuarão exclusivamente por meio de ensino mediado por tecnologias
Representantes do sindicato teriam sido impedidos de entrar na sede da Secretaria de Educação do DF
1 de 3

Para professora da rede pública de ensino do DF, escolas podem identificar ideação suicida, encarar e debater tabu

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Segundo decreto publicado pelo GDF, alunos e professores do grupo de risco atuarão exclusivamente por meio de ensino mediado por tecnologias

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
3 de 3

Representantes do sindicato teriam sido impedidos de entrar na sede da Secretaria de Educação do DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Essa é a data para o início da retomada, com reuniões internas da coordenação, da diretoria e com tempo para que os profissionais possam fazer a limpeza e organização das merendas. Tudo isso vai dar um prazo para os professores se organizarem e depois, sim, receberem os alunos em um segundo momento”, assinalou o governador.

Tranquilidade

Uma das diretoras do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa declarou que o encontro foi muito proveitoso no sentido de dar mais tranquilidade à comunidade escolar.

A sindicalista divulgou um áudio nas redes sociais no qual afirma que o retorno das aulas previsto para o dia 3 foi suspenso. Ibaneis, porém, disse que não vai editar novo decreto sobre o tema, pois entende que o vigente é claro.

Um decreto publicado na quinta-feira (2/7) prevê que as unidades de ensino da rede pública do Distrito Federal podem voltar a funcionar a partir de 3 de agosto.

Em nota, a Secretaria de Educação reafirmou que a retomada, a partir de 3 de agosto, será de forma gradual e segura para estudantes, professores e demais servidores das equipes escolares. “Não está previsto especificamente para esta data o retorno dos estudantes de forma presencial”, diz o comunicado. O secretário de Educação, Leandro Cruz, informou que a pasta está mobilizada para o retorno respeitando os protocolos de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?