Queda de energia no Hospital de Santa Maria afeta exames e centro cirúrgico
O fornecimento de energia na unidade hospitalar já foi restabelecido, segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF)
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) registrou queda de energia nesta quarta-feira (23/12). O centro cirúrgico foi afetado, e exames de raio-x e mamografia tiveram de ser suspensos.
A coluna teve acesso a um documento assinado por médicos que informa sobre problema na rede elétrica durante o início da 1ª cirurgia do dia.
A falta de luz no centro cirúrgico ocasionou “queda” dos ventiladores e monitores, que estavam sem bateria, e levou à necessidade de realizar ventilação manual do paciente até a reversão do relaxamento neuromuscular.
Restabelecido
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), que é responsável pelo hospital, disse que o fornecimento de energia foi restabelecido “e não prejudicou o atendimento dos pacientes”. “A intercorrência foi pontual e rapidamente resolvida”, afirmou.
O Iges-DF informou que exames de imagem de seis pacientes estão sendo remarcados. Os demais ocorrem normalmente, de acordo com o instituto.
A entidade, contudo, não explicou qual foi a origem da queda de energia, por quanto tempo faltou luz na unidade e se outros setores foram afetados.