metropoles.com

PSDB aciona STF contra reeleição de membros da Mesa Diretora da CLDF

O diretório regional disse que há semelhança entre o caso da CLDF e a reeleição das chefias do Congresso Nacional, vetada pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Plenário da CLDF
1 de 1 Plenário da CLDF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Diretório Regional do PSDB no Distrito Federal acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a reeleição de membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF), que ocorreu nesta terça-feira (15/12). A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi protocolada na segunda-feira (14/12) e, no dia seguinte, reforçou pedido de liminar para evitar a recondução.

Ao STF, o partido argumentou que a permissão para a recondução, inserida na Lei Orgânica do DF (LODF) por meio de uma emenda de 2019, vai no sentido contrário ao que estabelece a Constituição Federal. O PSDB é representado, no Supremo, pelo advogado Marcus Paulo Santiago Teles Cunha.

O PSDB ainda relacionou o caso da CLDF com a reeleição imediatamente subsequente dos presidente da Câmara dos Deputados e do Senado, vetada pelo STF neste mês.

“Necessário ainda destacar que a Constituição Federal deve ser tomada como o farol para toda legislação brasileira, inclusive para a Lei Orgânica do DF. Isso significa que os impedimentos constantes na Carta Magna, principalmente o disposto no artigo 57, § 4º, logicamente devem se estender aos deputados distritais, proibindo-os de concorrer a reeleição a Mesa Diretora na mesma legislatura ou na seguinte”, alega o partido na ADI.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), e outros integrantes da Mesa Diretora foram reeleitos, nesta terça-feira (15/12). Até agora, a ADI não resultou em nenhuma decisão que impeça a recondução dos parlamentares ao cargo.

Ministro relator da ADI, Kassio Nunes Marques vai ouvir a outra parte antes de decidir sobre o pedido liminar do PSDB. O magistrado determinou, nesta terça-feira, a intimação da Presidência da CLDF para apresentação de esclarecimentos. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também devem se manifestar.

Presidente do PSDB-DF, o senador Izalci Lucas acredita que a tendência do STF é anular a reeleição na Câmara Distrital. “Se a gente analisar os votos dos ministros, pela fundamentação, não pode ter reeleição em lugar nenhum no Legislativo. Como não pode no Congresso, mas na Câmara Legislativa do DF, sim?”, disse à coluna Grande Angular.

Questionamento

Secretário-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) informou à coluna que a entidade pretende ingressar como amicus curiae no processo, caso a ADI seja aceita pelo STF.

O entendimento da Unale, segundo Delmasso, é de que o diretório regional do PSDB não tem legitimidade para ingressar com ação no Supremo e, por isso, o processo não deve ter andamento permitido. O distrital afirmou também que a regra sobre reeleição para as chefias da Câmara e do Senado é diferente da situação na CLDF. “No caso do DF, não existe essa proibição expressa em lei”, pontuou.

Parecer

O presidente da CLDF consultou a Procuradoria-Geral da Casa para saber se havia algum impedimento para reeleição, pela 3ª vez, do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado distrital Robério Negreiros (PSD). Robério acabou reconduzido ao cargo na votação.

Segundo o parecer emitido pela PG, nesta terça-feira, quando entrou em vigor a regra que permite uma única recondução subsequente, Robério já estava na Mesa Diretora. A lei não pode retroagir, por isso, o parlamentar pode ser reeleito, de acordo com o entendimento da procuradoria.

“Portanto, entendemos que a lei não é aplicável a eventos que ocorreram no passado, sob pena de ofensa ao princípio da irretroatividade da lei, logo inexiste óbice legal para que o deputado Robério Negreiros participe da próxima eleição, e concorra a quaisquer cargos da Mesa Diretora, inclusive o cargo que atualmente ocupa de segundo-secretário da Mesa”, assinalou a PG.

Veja como ficou a composição da Mesa Diretora da CLDF:

Presidente: Rafael Prudente (MDB)
Vice-presidente: Rodrigo Delmasso (PRB)
Primeiro-secretário: Iolando Almeida (PSC)
Segundo-secretário: Robério Negreiros (PSD)
Terceiro-secretário: Reginaldo Sardinha (Avante)
Ouvidor: Fernando Fernandes (Pros)
Corregedor: Hermeto (MDB)

Sobre a ADI no STF, a CLDF disse que, quando forem solicitadas informações, prestará os esclarecimentos requeridos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?