metropoles.com

PDT a um passo de embarcar na candidatura de Eliana Pedrosa (Pros)

Na última quarta-feira (1º/8), a candidata ao Buriti conversou com membros do partido sobre apoio, o que contraria interesses de Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
eliana pedrosa
1 de 1 eliana pedrosa - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

As idas e vindas do PDT podem acabar em uma aliança com os ex-distritais Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB), e o partido ficaria sem nome próprio ao Palácio do Buriti. Frágil, a pré-candidatura de Peniel Pacheco (PDT) ao Governo do Distrito Federal (GDF) pode ruir a qualquer momento. De olho na possível desistência, pedetistas articulam uma adesão ao grupo encabeçado por Eliana.

Sem clima ou expectativa interna de se aliar a Rodrigo Rollemberg (PSB) – apesar dos esforços do governador –, alguns membros do PDT-DF acreditam que a chapa de Eliana seria o melhor caminho para as eleições proporcionais. Com ela, a legenda conseguiria emplacar os distritais Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras na disputa pela permanência na Câmara Legislativa, além de conquistar espaço para a candidatura ao Senado.

Desacreditado pelos próprios pares, uma vez que não tem mostrado disposição de entrar de cabeça na campanha pelo Senado, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), deixou de ser a bola da vez. Articuladores não apostam mais em uma decisão por parte dele, depois de tantas mudanças de plano. A expectativa é que Valle acabe concorrendo a vaga de deputado federal.

Na noite da última quarta-feira (1º/8), o ex-presidente da Câmara Legislativa e pré-candidato a deputado federal pelo PDT Fábio Barcellos recebeu correligionários e Eliana Pedrosa para uma reunião. “Conversamos sobre nosso pleito. Ela sabe que nós temos um candidato. A intenção não foi atropelar ninguém. Mas ela deixou claro que, se o Peniel, por qualquer razão, deixar a disputa, ela quer ser a primeira a pedir nosso apoio”, disse.

Eliana vem articulando com Carlos Lupi, presidente nacional do partido fundado por Leonel Brizola, há meses. Eles se encontram para conversar sobre eleições, composições e a situação nacional. A aproximação sempre teve como escopo uma aliança. Esperava-se as definições nacionais.

Nós conversamos ontem [quarta] e foi cogitada a possibilidade de que, se o PDT não tivesse cabeça de chapa, faria parte da nossa coligação

Eliana Pedrosa, candidata ao GDF pelo Pros

Uma das condições do PDT seria o apoio da candidata ao presidenciável pedetista, Ciro Gomes. Questionada pela reportagem se ela faria palanque para Ciro, Eliana não hesitou: “Com certeza”, disse.

O vice na coalizão, Alírio Neto, concorda com a parceria. “Minha formação política foi toda no PDT. Eles são muito bem-vindos na chapa. Aguardamos uma definição. E, sim, estamos próximos”, declarou ao Metrópoles. O grupo de Eliana e Alírio hoje é formado por Pros, PMN, PTB, PTC, PHS, PMB e Patriotas.

Nos bastidores, a aliança é dada como certa. O anúncio da combinação é esperado até sexta-feira (3/8). O PDT-DF esperneia para não cair nas mãos de Rollemberg.

O governador já declarou apoio irrestrito a Ciro Gomes, porém a neutralidade do PSB nas eleições nacionais jogou um balde de água gelada nas esperanças de Rollemberg ter a bênção de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, para fechar a aliança no Distrito Federal.

Hoje, somente uma decisão vertical faria o diretório de Brasília aderir ao projeto de reeleição.

Peniel Pacheco está magoado
A informação de que correligionários estão negociando apoio a Eliana Pedrosa deixou Peniel Pacheco irritado. Ele sentiu-se traído porque, desde 7 de julho, o partido o defendia como nome do PDT para a corrida pelo GDF.

Nesta quinta (2), um dia após a reunião de integrantes do PDT-DF com Eliana Pedrosa, Peniel divulgou nota para um grupo fechado de correligionários no WhatsApp, na qual critica a postura dos colegas.

Veja a declaração de Peniel na íntegra:

“Se o PDT quer um candidato aguerrido, leal, coerente e sensato, eu estou pronto. Tenho um defeito: não tenho dinheiro, mas não vou aceitar e nem vou mover uma palha para conseguir dinheiro fora da legalidade e da ética. Se esses requisitos não atenderem aos interesses de vocês, fiquem à vontade! Podem recorrer a quem vocês acham que estaria disposto a fazê-lo.”

Após a publicação da matéria, o presidente do PDT-DF, Georges Michel, afirmou que tem dialogado com diversos partidos. Os encontros, segundo ele, não significam uma aliança firmada. “Não estamos a um passo de fechar com ninguém, estamos apenas em fase de conversas”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?