metropoles.com

PCDF investiga tentativa de invasão hacker que tirou sites do GDF do ar

A Polícia Civil atua em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia (Sutic). Segundo o governo local, não houve sequestro de dados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Polícia Civil do DF
1 de 1 Polícia Civil do DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga a tentativa de invasão de hackers aos sistemas do Governo do DF (GDF), nesta quinta-feira (5/11). Uma equipe da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) se deslocou para a sede do GDF.

Segundo a Secretaria de Economia, a PCDF e a Subsecretaria de Tecnologia (Sutic) estão atuando juntas. “Os técnicos da pasta já constataram que não houve sequestro de dados”, informou.

O Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos (Ncyber), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), também vai atuar no caso.

Por causa da tentativa de invasão, os sites oficiais e a internet do governo local foram tirados do ar. Ainda não há previsão para os serviços voltarem a funcionar.

“Agora, a pasta age adotando protocolos de segurança para impedir a continuidade de ataques e reestabelecer o ambiente”, informou a Secretaria de Economia.

Fontes ouvidas pelo Metrópoles relatam que há suspeita de os responsáveis serem os mesmos que atacaram o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Outros órgãos

Nessa terça-feira (3/11), o STJ sofreu um ataque hacker durante a realização de sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A Polícia Federal (PF) investiga a invasão cibernética.

Servidores do Ministério da Saúde relataram instabilidade no sistema da pasta na manhã desta quinta-feira. Em grupos de mensagens dos funcionários, especula-se que a pasta foi alvo de hackers. As chefias imediatas pediram que fosse suspensa a sincronização de e-mail de celulares e notebooks.

Colaboraram Francisco Dutra e Mirelle Pinheiro 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?