metropoles.com

Organizações coletam assinaturas para CPI Popular da Pandemia na CLDF

A criação de CPI a partir de iniciativa popular é prevista pela Lei Orgânica do Distrito Federal, que exige apoio de 1% do eleitorado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Maca com lençol branco e respirador ao lado
1 de 1 Maca com lençol branco e respirador ao lado - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A coleta de assinaturas para criação da CPI Popular da Pandemia, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi lançada nesta terça-feira (23/2). A proposta é apoiada por 17 organizações.

A Lei Orgânica do DF (LODF) exige apoio de 1% do eleitorado, dividido em três zonas eleitorais, para que uma Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de iniciativa popular, possa ser instalada na Casa. Portanto, é preciso que pelo menos 20,8 mil pessoas se manifestem a favor da apuração de denúncias de irregularidades na área da saúde durante a pandemia da Covid-19.

No ano passado, a proposta da CPI da Pandemia obteve as 13 assinaturas necessárias, mas o requerimento perdeu prioridade porque Daniel Donizet (PL) retirou seu apoio. Com a mudança, a comissão só poderia ser instalada após duas CPIs protocoladas antes, com objetivo de apurar maus-tratos contra animais e fake news.

Uma CPI de iniciativa popular, contudo, tem um caminho diferente na CLDF. Conforme estabelecido pela LODF, esse tipo de comissão tem precedência sobre as demais e não pode ser inviabilizada em razão de formalidades regimentais.

A coleta de assinaturas para a CPI Popular da Pandemia é feita por meio do aplicativo Mudamos. A iniciativa tem apoio de organizações e movimentos sociais, como o Observatório Social de Brasília, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Comissão de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília e Contas Abertas.

Também integram o grupo de apoiadores: o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Movimento Nossa Brasília; Observatório Social do Brasil; Transparência Brasil; Transparência Internacional – Brasil; Transparência Partidária; Amarribo; centros acadêmicos de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) e de Saúde Coletiva da UnB.

“Tiveram várias denúncias durante o período da pandemia, por exemplo, sobre a compra de testes de Covid-19 no CNPJ de uma loja de brinquedos e a respeito de doação de EPIs para outro estado. A nossa ideia é que todos os fatos sejam apurados”, disse à coluna Grande Angular a coordenadora do IFC e uma das responsáveis pela coleta de assinaturas, Rebecca Cortes.

Segundo o grupo, se instalada a CPI na CLDF, pode ser a primeira de iniciativa popular do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?