metropoles.com

OAB-DF e Conselho de Administração denunciam empresas por atividade ilegal

Firmas atuam na gestão de condomínio oferecendo assessoria jurídica e administrativa sem o devido registro nas entidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
Sede da OAB-DF
1 de 1 Sede da OAB-DF - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) e o Conselho Regional de Administração do DF (CRA-DF) protocolaram, nesta sexta-feira (11/9), ação civil pública no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) contra duas empresas que prestam serviços jurídicos e de administração de condomínios sem registro nas entidades.

As denúncias de exercício ilegal das profissões foram analisadas por integrantes da OAB-DF e do CRA-DF, que constataram o exercício de atividades típicas da advocacia por quem não é advogado; a oferta de serviços advocatícios em conjunto com outra atividade profissional ou comercial; além de publicidade fora dos parâmetros permitidos para a advocacia.

“Nosso objetivo é proteger os profissionais e a sociedade. Criou-se um nicho de oferta de serviços específicos da administração e da advocacia sem o respaldo profissional”, explicou o presidente do CRA-DF, Udenir de Oliveira.

O presidente da OAB-DF, Délio Lins, destacou que os serviços irregulares prejudicam o mercado jurídico. “Essas são atividades que muitas vezes são realizadas por advogados jovens, que enfrentam dificuldades para entrar no mercado de trabalho”, pontuou.

A ação pede que a Justiça determine às empresas o encerramento da cobrança de honorários advocatícios em decorrência da cobrança extrajudicial de cotas condominiais quando o serviço comprovadamente não foi prestado por advogado; além da suspensão da publicidade e da oferta de serviços irregulares. O texto também solicita o pagamento de indenização a título de danos morais coletivos no valor de R$ 500 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?