OAB-DF: candidatos de oposição denunciam uso da máquina institucional
Nome do pré-candidato de situação, Jacques Veloso, aparece em material de divulgação de eventos institucionais
atualizado
Compartilhar notícia
Dois pré-candidatos de oposição à gestão da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) denunciaram o uso da máquina institucional para divulgar o nome de Jacques Velloso, que disputará a presidência com o aval dos atuais mandatários.
Max Telesca gravou um vídeo em que afirma: “Dinheiro seu, dinheiro nosso, está sendo utilizado para a promoção pessoal e eleitoral de um pré-candidato”. Entre as acusações, as de que o nome de Jacques aparece em materiais de divulgação de eventos da OAB-DF e está vinculado a promoções do valor da anuidade.
Confira o vídeo:
O criminalista Délio Lins e Silva protocolou, na última quarta-feira (25/7), requerimento denunciando o uso da máquina institucional e cobrando a definição de regras para a disputa eleitoral. Foi anexado ao documento um convite para a Festa da Advocacia com a assinatura de Jacques Veloso.
O evento, cuja a atração principal é a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, será no dia 3 de agosto, apenas para advogados e convidados. De acordo com informações da página da OAB-DF, os ingressos estão à venda por R$ 81, sendo R$ 50 revertidos em consumação. Cada advogado terá o direito de comprar seu convite e indicar três pessoas para a festa, marcada para o badalado espaço do Na Praia.
Outro ponto que incomodou Délio Lins e Silva foi a cor escolhida para o panfleto. O verde tem sido usado nos materiais de divulgação do pré-candidato da situação. “Percebe-se o uso e abuso da máquina, com candidatos pegando carona na divulgação de eventos oficiais da seccional para promoção pessoal”, afirmou o criminalista.
Confira o convite divulgado em redes sociais:
O novo pedido de Lins e Silva reitera uma manifestação anterior da oposição. No último dia 4, Lins e Silva protocolou requerimento solicitando a adoção de medidas a fim de evitar o uso político da máquina e a definição de regras para acompanhar os gastos no período eleitoral. “Passados mais de 20 dias da nossa primeira manifestação, não houve qualquer resposta”, disse.
O criminalista também cobra o afastamento do pré-candidato de situação do cargo de secretário-geral da entidade.
Veja a íntegra do requerimento:
Délio Lins e Silva denuncia uso da máquina na campanha OAB/DF by Metropoles on Scribd
A assessoria de imprensa da instituição informou que a Festa da Advocacia é uma parceria e não houve custos para a OAB-DF. Quanto ao pedido de Délio Lins e Silva, ele será respondido de acordo com os termos regimentais, explicou.