metropoles.com

OAB-DF: candidatos de oposição denunciam uso da máquina institucional

Nome do pré-candidato de situação, Jacques Veloso, aparece em material de divulgação de eventos institucionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
oab df brasilia
1 de 1 oab df brasilia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Dois pré-candidatos de oposição à gestão da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) denunciaram o uso da máquina institucional para divulgar o nome de Jacques Velloso, que disputará a presidência com o aval dos atuais mandatários.

Max Telesca gravou um vídeo em que afirma: “Dinheiro seu, dinheiro nosso, está sendo utilizado para a promoção pessoal e eleitoral de um pré-candidato”. Entre as acusações, as de que o nome de Jacques aparece em materiais de divulgação de eventos da OAB-DF e está vinculado a promoções do valor da anuidade.

Confira o vídeo:

O criminalista Délio Lins e Silva protocolou, na última quarta-feira (25/7), requerimento denunciando o uso da máquina institucional e cobrando a definição de regras para a disputa eleitoral. Foi anexado ao documento um convite para a Festa da Advocacia com a assinatura de Jacques Veloso.

O evento, cuja a atração principal é a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, será no dia 3 de agosto, apenas para advogados e convidados. De acordo com informações da página da OAB-DF, os ingressos estão à venda por R$ 81, sendo R$ 50 revertidos em consumação. Cada advogado terá o direito de comprar seu convite e indicar três pessoas para a festa, marcada para o badalado espaço do Na Praia.

Outro ponto que incomodou Délio Lins e Silva foi a cor escolhida para o panfleto. O verde tem sido usado nos materiais de divulgação do pré-candidato da situação. “Percebe-se o uso e abuso da máquina, com candidatos pegando carona na divulgação de eventos oficiais da seccional para promoção pessoal”, afirmou o criminalista.

Confira o convite divulgado em redes sociais:
Reprodução

 

O novo pedido de Lins e Silva reitera uma manifestação anterior da oposição. No último dia 4, Lins e Silva protocolou requerimento solicitando a adoção de medidas a fim de evitar o uso político da máquina e a definição de regras para acompanhar os gastos no período eleitoral. “Passados mais de 20 dias da nossa primeira manifestação, não houve qualquer resposta”, disse.

O criminalista também cobra o afastamento do pré-candidato de situação do cargo de secretário-geral da entidade.

Veja a íntegra do requerimento:

Délio Lins e Silva denuncia uso da máquina na campanha OAB/DF by Metropoles on Scribd

A assessoria de imprensa da instituição informou que a Festa da Advocacia é uma parceria e não houve custos para a OAB-DF. Quanto ao pedido de Délio Lins e Silva, ele será respondido de acordo com os termos regimentais, explicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?