metropoles.com

Não larga o osso: Justiça barra Fernando Leite no GDF

TJDFT negou agravo de instrumento apresentado contra decisão que determinava o afastamento dele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fernando Leite
1 de 1 Fernando Leite - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) Fernando Leite entrou com mais um recurso na tentativa de retornar ao Governo do Distrito Federal (GDF). Mas o agravo de instrumento apresentado contra decisão que determinava o afastamento dele foi negado. A medida decorre de condenação que suspendeu seus direitos políticos por três anos.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) julgou o recurso em 30/10/2019 e o acórdão foi publicado nesta quarta-feira (06/11/2019). O tribunal entendeu que o início da contagem do prazo da suspensão dos direitos políticos é a data do trânsito em julgado da sentença condenatória: 22/09/2016.

Como ele ocupou o cargo de presidente da Caesb no período de janeiro a abril de 2019, a dúvida é se esse tempo entra na contagem do prazo de suspensão dos direitos políticos. No entendimento de advogados, esse tempo não poderia contar como cumprimento da sentença e os direitos estariam suspensos até janeiro de 2020.

Fernando Leite defendeu que a suspensão acabou em setembro de 2019 , sem descontar o tempo que ele exerceu o cargo de presidente mesmo estando com os direitos políticos suspensos.

Ele foi condenado à perda da função pública de presidente da Caesb, ao pagamento de multa civil correspondente a três vezes a remuneração, à suspensão dos direitos políticos por três anos e à proibição de contratar com o poder público por igual período.

O processo é decorrente de uma medida tomada pela Caesb, sob direção de Fernando Leite, em 2004. A companhia contratou emergencialmente e pagou R$ 4,3 milhões direcionados a serviço de publicidade e propaganda, contrariando determinação do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

Essa é a questão técnica. Mas tem um fator político a ser considerado. Fernando Leite é nome ligado ao ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB), a cada dia com menos influência no Palácio do Buriti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?