metropoles.com

MEC veda contratação de professores na UnB e outras federais

Medida tem impacto direto nas atividades da Universidade de Brasília. Instituição pretendia efetivar 207 docentes e 355 técnicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Uso de drogas na UnB
1 de 1 Uso de drogas na UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A portaria do Ministério da Educação (MEC) que suspende a contratação de professores e técnicos administrativos nas instituições de ensino federais do país tem impacto na Universidade de Brasília (UnB).

A instituição pretendia empossar 207 docentes antes do começo do período letivo, no início de março. A UnB planejava, ainda, efetivar 355 técnicos administrativos aprovados em concursos públicos feitos nos últimos dois anos.

Entretanto, no último dia 8, a Secretaria de Educação Superior do MEC informou que novas contratações estavam vedadas. “Não estão autorizados, até a presente data, provimentos de cargos de docentes e técnicos nas universidades federais para o ano de 2020”, pontua o ofício encaminhado a instituições de ensino.

O documento condiciona a liberação das contratações à “promulgação e publicação da Lei Orçamentária Anual para 2020” e alerta que serão considerados “nulos” os atos relacionados à efetivação de servidores.

Confira:

Ofício MEC – Contratação de professores by Metropoles on Scribd

Diante da limitação, professores estão alterando a oferta de disciplinas optativas – matérias que não estão na grade curricular dos cursos de graduação. Outra medida adotada é o aumento do número de estudantes nas turmas.

Por meio de nota, a UnB informou que “a decisão da Secretaria de Educação Superior do MEC se soma às sucessivas reduções orçamentárias sofridas nos últimos anos e impacta diretamente o planejamento de contratações para o ano corrente”.

“A Administração Superior da UnB, junto aos fóruns competentes, tem atuado no sentido de sensibilizar o governo federal em relação aos prejuízos desta e de outras medidas à vida estudantil e ao adequado funcionamento da instituição”, continua a nota.

O Ministério da Educação informou, por meio de nota, que “de acordo com o Decreto 8.259/2014, a contratação de professores substitutos está condicionada aos limites orçamentários do Banco de Professor Equivalente, até que seja publicada à LOA 2020, após a sanção do presidente da República”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?