Iphan veta publicidade do Ministério da Saúde com tamanho não permitido
A entidade desaprovou a proposta do órgão federal para instalar painéis referentes ao combate à Aids na Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desaprovou pedido do Ministério da Saúde para instalar publicidade provisória de combate à Aids, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, solicitou autorização para colocar no gramado, por 15 dias, peça alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids 2020. A campanha ocorreria entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro.
Segundo o parecer técnico expedido em 1º de dezembro pelo Iphan, porém, as informações do Ministério da Saúde são de que o painel (foto em destaque) teria seis metros de altura por sete de largura, dimensões incompatíveis com as permitidas para área, de altura limitada a cinco metros.
“A instalação temporária do painel informativo pelo Ministério da Saúde em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids 2020 apresenta propósito nobre e caro à sociedade, constituindo valor que é reconhecido por este instituto. No entanto, a instalação temporária, nos moldes solicitados, vai de encontro à normativa que regulamenta o uso da área e portanto não é passível de autorização”, assinalou o Iphan.
A recomendação é de que o Ministério da Saúde encontre outro quadrante da Esplanada dos Ministérios em que são permitidas peças com o tamanho informado.
O Ministério da Saúde não retornou contato da reportagem. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.