metropoles.com

Iges-DF questiona competência da Controladoria para fiscalizá-lo

Instituto é responsável pela gestão de dois hospitais e seis UPAs no DF. Desentendimento foi esclarecido em parecer da Procuradoria-Geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP RODRIGUES/METRÓPOLES
placa de UPA
1 de 1 placa de UPA - Foto: JP RODRIGUES/METRÓPOLES

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal foi acionada para mediar um desentendimento entre o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração de dois hospitais e seis UPAs, e a Controladoria-Geral do DF.

De acordo com o processo interno, ao qual a Grande Angular teve acesso, o conflito começou após a Controladoria informar o Instituto sobre a realização de uma auditoria operacional para conferir a conformidade de atos relacionados à gestão de pessoal e contratação de bens e serviços durante o ano de 2019.

Em resposta, o Iges enviou parecer de sua assessoria jurídica apontando a “incompetência total da Controladoria-Geral para realizar auditoria e fiscalização no sistema Iges, por não existir previsão legal que a autoriza dentro do arcabouço jurídico do Distrito Federal”. A Controladoria rebateu os argumentos e acionou a Procuradoria-Geral.

Confira trecho:

No parecer da PGDF, o procurador Romildo Olgo Peixoto Júnior atestou a competência da Controladoria para auditar e fiscalizar os atos e contas do Iges.

“Embora sejam criados por lei, não integram a Administração Pública Direta ou Indireta, mas, por administrarem recursos públicos (em regra as contribuições parafiscais), devem justificar a sua regular aplicação, em conformidade com as normas e regulamentos emanados das autoridades administrativas competentes”, aponta o procurador no parecer.

Romildo também destaca o Regimento Interno do Iges que estabelece, no artigo 18, a obrigação de “encaminhar à Secretaria de Estado da Saúde, à Controladoria-Geral, ao Conselho de Saúde e ao Tribunal de Contas do DF, relatório circunstanciado sobre a execução dos planos no exercício findo, nele incluídas a prestação dos recursos públicos aplicados e a avaliação do contrato de gestão acompanhada das análises gerenciais cabíveis”.

Atualmente, o Iges é responsável por oito unidades: o antigo Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e as seis Unidades de Pronto Atendimento (Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?