metropoles.com

Ibaneis: “Preciso que o governador de GO cuide da nossa população. Senão, fecharemos a divisa”

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que moradores do Entorno ocupam 25% dos leitos de UTI da capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Governador do DF, Ibaneis Rocha
1 de 1 Governador do DF, Ibaneis Rocha - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Diante do recrudescimento da pandemia de Covid-19 e da progressiva necessidade de leitos dos sistemas público e privado de saúde, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez um apelo para que o governador Ronaldo Caiado (DEM) assuma o tratamento de pacientes do estado de Goiás. Nesta terça-feira (23/2), Ibaneis revelou à coluna Grande Angular que 25% das internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) do DF são de pacientes do Entorno, especialmente provenientes de cidades goianas.

A região vizinha à capital federal está em situação de calamidade, em função do avanço da pandemia. Recentemente, 89 cidades do estado entraram para a lista dos municípios onde a crise sanitária está agravada. Sem acesso à rede pública de saúde em Goiás, muitos desses doentes acabam recorrendo a hospitais do Distrito Federal.

“O Governo de Goiás está negligenciando seus pacientes. Sem leitos e hospitais, transfere a obrigação de cuidar de sua população a nós, do DF. Não me furto a essa missão, mas está chegando a um ponto em que a gente precisa chamar a atenção do governador”, afirmou o chefe do Executivo distrital à coluna.

Segundo Ibaneis, Caiado precisa reabrir leitos de UTI e criar um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19: “A crise está tão dramática quanto no ano passado e é necessário agir”. “Preciso que o governador de Goiás cuide da nossa população. Senão, fecharemos a divisa”, pontuou.

Dos 290.771 casos da Covid-19 confirmados no DF até a última segunda-feira (22/2), 18.317 (6,3%) eram referentes a pacientes que moram em Goiás. Os residentes do estado vizinho correspondem a 368 (2%) dos óbitos ocorridos na capital federal em decorrência da doença.

Variantes

O Ministério da Saúde confirmou que foram detectados em Goiás dois casos da variante do novo coronavírus do Reino Unido, e 15 casos da variante brasileira, identificada inicialmente no Amazonas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira.

Há suspeita de que 14 moradores do Entorno do DF tenham se infectado com a variante britânica. Exames feitos no Instituto Adolf Lutz poderão comprovar a contaminação ou descartá-la.

Essas variantes são preocupantes porque as mutações podem causar aumento da transmissibilidade e agravar a situação epidemiológica nas áreas onde foram identificadas.

3 imagens
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM)
Na primeira semana do mapa, em fevereiro deste ano,  seis regiões estavam em nível de calamidade e correspondiam a 89 cidades goianas
1 de 3

Carro de som divulga mensagem para prevenção da Covid-19 em Luziânia (GO), no Entorno do DF

Reprodução/Instagram/Prefeitura de Luziânia
2 de 3

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Na primeira semana do mapa, em fevereiro deste ano, seis regiões estavam em nível de calamidade e correspondiam a 89 cidades goianas

SES-GO
Reação

Uma hora após Ibaneis cobrar providências do governador de Goiás, Caiado emitiu uma nota à imprensa na qual faz críticas ao colega.

“Diante de um momento tão delicado vivido por todos nós, onde a maioria dos governadores se dão as mãos para ajudar os que mais necessitam, causa repúdio e nojo ler uma declaração estapafúrdia do governador do DF, Ibaneis Rocha, de que vai fechar as fronteiras do DF com Goiás. Evidencia a sua falta de empatia e respeito pela vida”, disse Caiado.

O governador de Goiás assinalou que nunca fez as contas de quantas pessoas já atendeu, tampouco o local de origem. “Cedi medicamentos ao Amapá, recebi pacientes manauaras, atendi pacientes do DF nos hospitais de campanha que montamos em Luziânia e em Formosa com o mesmo respeito que temos pelas vidas dos goianos”, frisou.

Caiado destacou que assumiu a chefia do Executivo estadual “com apenas três cidades com leitos de UTI públicos: Goiânia, Anápolis, e Aparecida”. “Mas criei novos leitos em 12 macrorregiões, entre elas Luziânia e Formosa”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?