metropoles.com

Ibaneis e hospitais privados discutem ampliação de leitos Covid-19

O governador do DF se encontrou com representantes da rede particular de saúde para analisar medidas de enfrentamento à pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
Leitos de UTI para Covid-19
1 de 1 Leitos de UTI para Covid-19 - Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF

Após o crescimento do número de internação de pacientes com Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) demonstrou a representantes de hospitais privados do Distrito Federal a intenção de contratar mais leitos de UTI.

A reunião entre o emedebista e executivos das unidades particulares de saúde ocorreu nesta segunda-feira (1º/3). À coluna Grande Angular, Ibaneis confirmou a pauta do encontro, mas disse que ainda não foi definida a quantidade de leitos a ser reservada na rede privada.

Diante do recrudescimento da Covid-19, tanto a rede pública de saúde do DF quanto a particular estão à beira do colapso. Segundo dados oficiais, 90% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) da rede controlada pelo governo estão ocupados. Nos hospitais privados, a ocupação é de 88%.

A Secretaria de Saúde abriu 36 novos leitos entre sexta-feira (26/2) e sábado (27/2), mas todos já foram ocupados. Para os próximos dias, o governo pretende providenciar outros 200 leitos, junto ao Ministério da Saúde.

Além de atender a seus próprios pacientes, algumas unidades particulares disponibilizam leitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas vagas são preenchidas por pessoas encaminhadas pela Secretaria de Saúde do DF.

A superintendente do Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH), Danielle Feitosa, afirmou que a conversa com o Executivo local foi positiva. Ambos os lados compartilharam suas experiências e discutiram o que mais pode ser feito para superar a crise sanitária.

Danielle ponderou que o aumento da oferta de leitos não é automático: “Voltamos com o dever de casa de analisar nossas estruturas. Uma UTI envolve uma série de especialidades – não é só estrutura física, mas também a humana”. “Quem sabe, nos próximos dias, a gente consiga apresentar alguma coisa mais palpável, como um número”, disse.

Segundo a superintendente do sindicato, o setor privado ficou de levantar algumas informações, como a origem dos pacientes que ocupam os leitos particulares, para repassá-las ao GDF.

O Distrito Federal está no segundo dia de lockdown, decretado pelo governo local em razão do agravamento da pandemia. Contra a medida, empresários protestaram em frente ao Palácio do Buriti, causando aglomeração no local, nesta segunda-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?