metropoles.com

GDF pagará multa diária de R$ 20 mil se não reconstruir viaduto

Executivo assinou acordo com a Justiça Federal nessa quinta-feira (14/6). Obras terão de começar até o dia 15 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo do Distrito Federal tem até o dia 15 de setembro para dar início à reconstrução do viaduto sobre a Galeria dos Estados, que desabou no último dia 6 de fevereiro. Caso o prazo não seja cumprido, será aplicada multa diária de R$ 20 mil.

As datas e punições fazem parte do acordo entre o GDF e a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) celebrado pela Justiça Federal nessa quinta-feira (14/6). No acerto, também foi definido o tempo para reparos em outras estruturas em estado crítico, como tesourinhas, viadutos e pontes.

A decisão é resultado de uma ação civil pública apresentada pela OAB-DF apontando a inércia do GDF e a iminência de novos desabamentos na capital do país.

Ao acatar o pedido e reconhecer o risco aos quais os brasilienses estão submetidos, entre eles o de morte, a juíza Diana Wanderlei autorizou a dispensa de licitação para as obras. A magistrada foi dura quanto à possibilidade do descumprimento do acordo em decorrência da falta de orçamento: “A ausência da alocação de recursos públicos, nos termos do acordo, remota desarrazoável conduta na administração pública, pois deixa exposta a acidentes e a risco de morte toda a população que trafega no DF”.

Pontes e viadutos
Todas as estruturas alcançadas estão em estado crítico nível 4, ou seja, têm “defeitos ou danos acima de 30% e necessidade de intervenção imediata”. A Companhia Urbanizadora (Novacap) terá de apresentar, ainda nesta sexta-feira (15), projeto para a recuperação das tesourinhas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Após a aprovação, o GDF terá 60 dias para iniciar as obras. As mudanças irão começar pelas estruturas mais críticas: os viadutos do Eixo L nas quadras 203/204 e 205/206 Sul e 205/206 Norte. O prazo máximo para o término dos reparos é de nove meses.

Também foram determinadas as datas para o início e a conclusão das obras do viaduto sobre a N2, ao lado do Conjunto Nacional, e da Ponte Honestino Guimarães.

Confira o acordo:

Ata Assinada — Acordo GDF e Justiça Federal by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?